Avaliação de recursos de informação digitais: proposta de atualização da cyberguide

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n1p353

Palavras-chave:

CyberGuide, Avaliação de recursos eletrônicos, Recursos de informação

Resumo

Objetivo:Propor uma atualização da CyberGuide de conteúdo criada por Mclachlan sob a perspectiva do enfoque documental de avaliação de recursos eletrônicos.
Metodologia: Esta pesquisa, qualitativa e descritiva, utilizou o estudo de caso como método principal. Segundo o procedimento metodológico utilizado, este estudo possui embasamento teórico-empírico. A proposta de atualização da CyberGuide foi aplicada de forma anônima a uma amostra não probabilística de 46 usuários de cinco observatórios sociais brasileiros e foi implementada no formato de formulários de Google. Usou-se a estatística descritiva, especificamente as medidas de tendência central para o processamento dos dados.
Resultados: Foram propostas um conjunto de adaptações ao conteúdo e à estrutura da CyberGuide, com ênfases nos parâmetros e indicadores que a configuram e na escala gráfica de avaliação. Consideraram-se, na atualização, os critérios de avaliação propostos por Kapoun, por Codina e pelo Departamento de Governo Eletrônico do Brasil. Também foi proposta uma ferramenta de software livre e código aberto, a CyberGuide Tool: CGT, capaz de realizar o processamento estatístico cruzado dos formulários de Google resultantes da aplicação da CyberGuide proposta. A atualização da CyberGuide e a ferramenta CGT propostas foram aplicadas em um caso específico de recursos de informação contemporâneo (os observatórios sociais).
Conclusões: Com a aplicação da CyberGuide proposta foi possível identificar os parâmetros de maior influência no processo avaliativo dos observatórios sociais. Os resultados alcançados mostram que a CyberGuide proposta pode se constituir uma ferramenta viável e fácil de usar no contexto de avaliação de recursos de informação digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lisandra Guerrero Pérez, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Omar Vidal Pino, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Mônica Erichsen Nassif, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutora em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Referências

ALEXANDER, J. E, TATE, M. A. Web wisdom: how to evaluate and create information quality on the Web. Mahmaw: Lawrence Erlbaum Associates, 1999.

BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação. Departamento de Governo Eletrônico. Indicadores e métricas para avaliação de e-Serviços. Brasília: MP, 2007.

CODINA, L. Evaluación de recursos digitales en línea: conceptos, indicadores y métodos. Revista Española de Documentación Científica, Madrid, v. 23, n. 1, p. 9-44, 2000.

CODINA, L. Sistema general de análisis y evaluación de sitios web: Parámetros e indicadores. In: CODINA, L. Metodología de análisis y evaluación de recursos digitales en línea. Segunda Parte. Barcelona: UPF. Sección Ciencias de la Documentación, 2008. v. 7. Disponível em: https://www.lluiscodina.com/wp-content/uploads/2014/04/indicadores_2008.pdf. Acesso em: 10 fev. 2020.

CALABREZ, A. P. A.; DZIABAS, M. C. C. Avaliação da acessibilidade da página web do Portal de Busca Integrada SIBiUSP. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 25., 2013, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: FEBAB, 2013. Disponível em: https://portal.febab.org.br/anais/article/view/1292/1293. Acesso em: 10 abr. 2020.

EISENHARDT, K. M. Building Theories from Case Study Research. Academy of Management Review, [S.l.], v. 14, n. 4, p. 532-550, 1989.

EPSTEIN, L.; KING, G. Pesquisa empírica em direito: as regras de inferência. Chicago: virtual book, 2013. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/11444. Acesso em: 13 abr. 2020.

GANT, J. P.; GANT, D. B. Web portal functionality and State government E-service. In: HAWAII INTERNATIONAL CONFERENCE ON SYSTEM SCIENCES, 8., 2002, Hawaii. Proceedings [...]. Hawaii: HICSS, 2002. Disponível em: http://ieeexplore.ieee.org/document/994073/. Acesso em: 10 jan. 2020.

JEONG, Y. W.; KIM, J. A. Development of computer-tailored education program for patients with total hip replacement. Healthcare informatics research, [S.l.], v. 20, n. 4, p. 258-265, 2014.

JOSEPH, L. C. Web Evaluation: WWW CyberGuides. Ohio: Site Web, 2015. Disponível em: http://www.cyberbee.com/guides_sites.html. Acesso em: 12 jan. 2020.

KAPOUN, J. Teaching undergrads Web evaluation: a guide for library instruction. [s. l.], [s. n.], Jan. 2000. Disponível em: https://sites.ualberta.ca/~dmiall/Brazil/kapoun.html. Acesso em: 08 mar. 2020.

KOTHARI, C. R. Research methodology: Methods and techniques. New Delhi: New Age International, 2004.

LUNA-REYES, L. F.; GIL-GARCIA, J. R.; ROMERO, G. Towards a multidimensional model for evaluating electronic government: proposing a more comprehensive and integrative perspective. Government Information Quarterly, [S.l.], v. 29, n. 3, p. 324-334, 2012.

MCLACHLAN, L. Www cyberguide rating for content evaluation. Ohio: Virtual Guide, 2002. Disponível em: http://www.cyberbee.com/content.pdf. Acesso em: 12 jan. 2020.

NOOH, M.; KHAIRI, K. F. A WWW Cyberguide Rating Approach to Content and Design Analysis for Islamic Banks Websites in Malaysia. 2012. Disponível em: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=2358330. Acesso em: 23 de feb. 2020.

PINTO MOLINA, M. Calidad y evaluación de los contenidos electrónicos. UGR: Virtual Article, 2015. Disponível em: http://www.mariapinto.es/e-coms/calidad-y-evaluacion-de-los-contenidos-electronicos. Acesso em: 18 mar. 2020.

RAMPELOTTO, A.; LÖBLER, M. L.; VISENTINI, M. S. Avaliação do sítio da Receita Federal do Brasil como medida da efetividade do governo eletrônico para o cidadão. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 49, n. 4, p. 959-983, 2015. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/view/51614/50397. Acesso em: 13 mar. 2020.

ROVER, A. J.; SANTOS, P. M.; VINÍCIUS, M.; FERREIRA, A. S.; BERNARDES, M. B.; PINTO, C. A. S.; YAMAOKA, E. J. Avaliação de portais e sites governamentais. UFSC: Virtual Article, 2013. Disponível em: http://150.162.138.5/portal/sites/default/files/doutorado_artigo_disciplina_egov_v13_paloma_marcus.pdf. Acesso em: 23 fev. 2020.

SARACEVIC, T. Interdisciplinary Nature of Information Science. Ciência da Informação, Brasília, v. 24, n. 1, p. 36-41, 1995.
SAUR, K. G. ISBD(ER): International Standard Bibliographic Description for Electronic Resources. UBCIM Publications-New Series, München, v. 17. 1997. Disponível em: https://www.ifla.org/files/assets/cataloguing/isbd/isbder.pdf. Acesso em: 14 fev. 2020.

SCHMIDT, S. Evaluación de los sitios web de los hoteles e implicaciones para la gestión del marketing hotelero. 2006. Tese (Doctorat d’Economia de l’Empresa) - Universitat de les Illes Balears, Palma, 2006. Disponível em: http://ibdigital.uib.es/greenstone/collect/tesisUIB/import/TDX-0919106-085534.pdf. Acesso em: 19 jan. 2020.

SILVA, E. V.; CASTRO, L. L. C.; CYMROT, R. Informação sobre o tratamento farmacológico da obesidade em sites da Internet: avaliação da qualidade. Tempus-Atas de Saúde Coletiva, Brasília, v. 4, n. 3, p. 99-111, 2010. Disponível em: http://www.tempusactas.unb.br/index.php/tempus/article/view/882/845. Acesso em: 09 fev. 2020.

SIMÃO, J. B.; RODRIGUES, G. Acessibilidade às informações públicas: uma avaliação do portal de serviços e informações do governo federal. Ciência da Informação, Brasília, v. 34, n. 2, p. 81-92, 2005.

SON, J.-B. Exploring and evaluating language learning Web sites. In: SON, J.-B. Enhancing learning and teaching: pedagogy, technology and language. Flaxton: Post Pressed, 2005. p. 215-227. Disponível em: http://www.apacall.org/member/sonjb/papers/Son_ch13_2005.pdf Acesso em: 15 set. 2020.

STOILOVA, K.; STOILOV, T. Software Evaluation Approach. In: CONF. “INFORMATICS IN THE SCIENTIFIC KNOWLEDGE”, 6., 2006, Varna. Proceedings […]. Varna: ISK, 2006. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/228954060_Software_Evaluation_Approach Acesso em: 12 jan. 2020.

STUDWELL, R. F. Evaluating Electronic Resources. AALL Spectrum, Miami, v. 2, n. 10, 1998. Disponível em: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=2087809. Acesso em: 18 de maio 2020.

TRAMULLAS, J. Recursos de información digital. Zaragoza: Apresentação Virtual, 2008. Disponível em: https://es.slideshare.net/tramullas/master-recursos-de-informacion-digital-presentation. Acesso em: 12 maio 2020.

VEGA ALMEIDA, R. L. Ciencia de la información y paradigma social: enfoque histórico, epistemológico y bibliométrico para un análisis de dominio. Granada: Universidad de Granada, 2010.

WELSH, T. An evaluation of online syllabi in the University of Tennessee College of Communications. ALN Magazine, [S.l.], v. 4, n. 2, 2000.

Downloads

Publicado

2022-05-22

Como Citar

Guerrero Pérez, L., Pino, O. V., & Nassif, M. E. (2022). Avaliação de recursos de informação digitais: proposta de atualização da cyberguide. Informação & Informação, 27(1), 353–380. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n1p353

Edição

Seção

Artigos