O ato de ler e a mediação da leitura conscientes: perspectivas fundamentadas nas dimensões da mediação da informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n1p106

Palavras-chave:

Leitura, Mediação da leitura, Dimensões da mediação da informação

Resumo

Objetivo: Evidenciar a inter-relação entre o ato de ler e a mediação consciente da leitura, fundamentadas nas dimensões da mediação da informação.
Metodologia: Caracteriza-se como uma revisão de literatura com abordagem qualitativa, articulando-se os aspectos teóricos, conceituais e analíticos que subsidiaram o estudo.
Resultados: Percebe-se que analisar o ato de ler e a mediação da leitura com base nas dimensões da mediação da informação, auxilia no processo de alcance de uma perspectiva consciente e humanizadora por parte dos sujeitos, além de ampliar as percepções de estudo dessas ações no campo da Ciência da Informação, favorecendo reflexões que apoiam a formação e o desenvolvimento de uma postura protagonista dos leitores e mediadores da leitura.
Conclusões: Compreende-se que as dimensões da mediação da informação podem favorecer ações reflexivas e conscientes da leitura e da mediação da leitura, contribuindo, inclusive, para que mediadores tenham uma atuação ética e formativa em relação às interferências realizadas na vida dos sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pamela Oliveira Assis, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Mestranda em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia - UFBA

Raquel do Rosário Santos, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Referências

ALMEIDA JUNIOR, O. F. Mediação da informação: um conceito atualizado. In: BORTOLIN, S.; SANTOS NETO, J. A.; SILVA, R. J. Mediação oral da informação e da leitura. Londrina: ABECIN, 2015. p. 9-32.

BORTOLIN, S. Mediação oral da literatura: a voz dos bibliotecários lendo ou narrando. 2010. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, São Paulo, 2010. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/103349. Acesso em: 10 fev. 2021.

BORTOLIN, S; ALMEIDA JÚNIOR, O. F. Oralidade e a ética na mediação da literatura. Informação & Informação, Londrina, v. 19, n. 2, p. 171-190, maio/ago. 2014. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/13902. Acesso em: 10 fev. 2021.

BORTOLIN, S.; CAVALCANTE, L. F. B.; SANTOS NETO, J. A.; ALMEIDA JÚNIOR, O. F. Oralidade, mediação da informação e da literatura na escola. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 16., 2015, João Pessoa. Anais [...]. João Pessoa: UFPB, 2015. Disponível em: http://www.ufpb.br/evento/index.php/enancib2015/enancib2015/paper/viewFile/3013/1047. Acesso em: 10 jan. 2021.

CAVALCANTE, L. E. Mediação e narrativa na voz dos contadores de história. In: BORTOLIN, S.; SANTOS NETO, J. A.; SILVA, R. J. Mediação oral da informação e da leitura. Londrina: ABECIN, 2015. p. 107-124.

GOMES, H. F. A dimensão dialógica, estética, formativa e ética da mediação da informação. Informação & Informação, Londrina, v. 19, n. 2, p. 46-59, maio/ago. 2014. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19994/19090. Acesso em: 25 jan. 2021.

GOMES, H. F. Comunicação e informação: relações dúbias, complexas e intrínsecas. In: MORIGI, V.; JACKS, N.; GOLIN, C. Epistemologias, comunicação e informação. Porto Alegre: Sulina, 2016. p. 91-107.

GOMES, H. F. Mediação da informação e suas dimensões dialógica, estética, formativa, ética e política: um fundamento da Ciência da Informação em favor do protagonismo social. Informação & Sociedade: Estudos, v. 30, n. 4, p. 1-23, 2020. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/153133. Acesso em: 03 abr. 2022.

MARTINS, M. H. O que é leitura. 9. ed. São Paulo: Brasiliense, 1988. Disponível em: https://pt.scribd.com/doc/30652716/O-que-e-Leitura-Maria-Helena-Martins. Acesso em: 10 jan. 2021.

PERROTTI, E. Leitores, ledores e outros afins: apontamentos sobre a formação ao leitor. In: PRADO, J.; Paulo C. A formação do leitor: pontos de vista. Rio de Janeiro: Argus, 1999. p. 30-40.

PETIT, M. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. São Paulo: Editora 34, 2008.

PETIT, M. A arte de ler: ou como resistir à adversidade. São Paulo: Editora 34, 2009. Disponível em: http://lelivros.love/book/download-a-arte-de-ler-ou-como-resistir-a-adversidade-michele-petit-em-epub-mobi-e-pdf/. Acesso em: 22 maio 2021.

SOUSA, A. C. M.; SANTOS, R. R.; JESUS, I. P. Mediação da cultura da informação e da leitura para o protagonismo social. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 16, p. 1-20, 2020. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1333/1226. Acesso em: 10 fev. 2021.

Downloads

Publicado

2022-05-22

Como Citar

Assis, P. O., & Santos, R. do R. (2022). O ato de ler e a mediação da leitura conscientes: perspectivas fundamentadas nas dimensões da mediação da informação. Informação & Informação, 27(1), 106–125. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n1p106

Edição

Seção

Artigos