O ato de ler e a mediação da leitura conscientes: perspectivas fundamentadas nas dimensões da mediação da informação
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n1p106Palavras-chave:
Leitura, Mediação da leitura, Dimensões da mediação da informaçãoResumo
Objetivo: Evidenciar a inter-relação entre o ato de ler e a mediação consciente da leitura, fundamentadas nas dimensões da mediação da informação.Metodologia: Caracteriza-se como uma revisão de literatura com abordagem qualitativa, articulando-se os aspectos teóricos, conceituais e analíticos que subsidiaram o estudo.
Resultados: Percebe-se que analisar o ato de ler e a mediação da leitura com base nas dimensões da mediação da informação, auxilia no processo de alcance de uma perspectiva consciente e humanizadora por parte dos sujeitos, além de ampliar as percepções de estudo dessas ações no campo da Ciência da Informação, favorecendo reflexões que apoiam a formação e o desenvolvimento de uma postura protagonista dos leitores e mediadores da leitura.
Conclusões: Compreende-se que as dimensões da mediação da informação podem favorecer ações reflexivas e conscientes da leitura e da mediação da leitura, contribuindo, inclusive, para que mediadores tenham uma atuação ética e formativa em relação às interferências realizadas na vida dos sujeitos.
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