Infoeducação nas teses e dissertações dos programas de pós-graduação em ciência da informação no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n1p51

Palavras-chave:

Ciência da Informação, Infoeducação, Interdisciplinaridade

Resumo

Objetivo: A pesquisa busca fazer uma reflexão acerca do uso/aplicação do conceito de Infoeducação através das publicações dos programas de pós-graduação no âmbito da Ciência da Informação (CI) no Brasil, fazendo uma relação entre os autores e os programas.
Metodologia: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa e exploratória que utiliza a análise de conteúdo para categorização dos conceitos e termos mapeados na pesquisa. Utiliza as categorias do próprio conceito de infoeducação como: Protagonismo cultural, Mediação cultural, Apropriação cultural, Apropriação social, Dispositivos informacionais e Saberes informacionais para as nossas análises.
Resultados: O exame da literatura especializada permitiu um mapeamento conceitual ampliado sobre as abordagens da infoeducação, suas características, uso, aplicações e papel na Ciência da Informação no Brasil ao longo dos anos. Identificou-se os programas que mais trabalham a temática e como ela tem sido debatida em cada estudo.
Conclusões: Conclui-se que os estudos sobre infoeducação no Brasil são emergentes, atuais e apontam para o desenvolvimento da consciência crítica, autonomia, desenvolvimento intelectual do sujeito, superando a transmissão do saber, sendo uma temática contemporânea, relevante tanto para as pesquisas em CI quanto para a atuação bibliotecária.

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Biografia do Autor

Maria Eliziana Pereira de Sousa, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Gustavo Henrique de Araújo Freire, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Docente associado do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação (CGB) da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)


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Publicado

2022-05-22

Como Citar

Sousa, M. E. P. de, & Freire, G. H. de A. (2022). Infoeducação nas teses e dissertações dos programas de pós-graduação em ciência da informação no Brasil. Informação & Informação, 27(1), 51–81. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n1p51

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