Infoeducação nas teses e dissertações dos programas de pós-graduação em ciência da informação no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n1p51

Palavras-chave:

Ciência da Informação, Infoeducação, Interdisciplinaridade

Resumo

Objetivo: A pesquisa busca fazer uma reflexão acerca do uso/aplicação do conceito de Infoeducação através das publicações dos programas de pós-graduação no âmbito da Ciência da Informação (CI) no Brasil, fazendo uma relação entre os autores e os programas.
Metodologia: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa e exploratória que utiliza a análise de conteúdo para categorização dos conceitos e termos mapeados na pesquisa. Utiliza as categorias do próprio conceito de infoeducação como: Protagonismo cultural, Mediação cultural, Apropriação cultural, Apropriação social, Dispositivos informacionais e Saberes informacionais para as nossas análises.
Resultados: O exame da literatura especializada permitiu um mapeamento conceitual ampliado sobre as abordagens da infoeducação, suas características, uso, aplicações e papel na Ciência da Informação no Brasil ao longo dos anos. Identificou-se os programas que mais trabalham a temática e como ela tem sido debatida em cada estudo.
Conclusões: Conclui-se que os estudos sobre infoeducação no Brasil são emergentes, atuais e apontam para o desenvolvimento da consciência crítica, autonomia, desenvolvimento intelectual do sujeito, superando a transmissão do saber, sendo uma temática contemporânea, relevante tanto para as pesquisas em CI quanto para a atuação bibliotecária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Eliziana Pereira de Sousa, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Gustavo Henrique de Araújo Freire, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Docente associado do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação (CGB) da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)


Referências

ALCÂNTARA, C. R. Redes de leitura: uma abordagem sociocultural do ato de ler. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) -Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-26102010-164704/pt-br.php. Acesso em: 6 abr. 2021.

ALBERTO, S. M. R.; PIERUCCINI, I. Informação e educação: elementos para a formação de educadores e mediadores. In: ENCONTRO IBÉRICO EDICIC, 8., 2017, Coimbra. Anais [...]. Coimbra, 2017.

AVENA, M. J. Aprender a pesquisar: desafios da construção de um saber informacional na infância. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-19122011-224258/pt-br.php. Acesso em: 6 abr. 2021.

ALBERO, B.; GLIKMAN, V. Les centres de ressources: du libre-service éducatif au lieu de la formation. L’exemple des espaces-langues, Études de communication, França, n. 19, 1996, p. 1-14, 15 jui 2011. Disponível em: http://journals.openedition.org/edc/2402. Acesso em: 29 abr. 2021.

ARENDT, H. A condição humana. 10. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.

BATISTA. C. L. Informação pública: entre o acesso e apropriação cultural. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-05112010-110124/pt-br.php. Acesso em: 6 abr. 2021.

CAIRES, F. M. Biblioteca na educação: práticas colaborativas e apropriação cultural. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-20012015-111621/pt-br.php. Acesso em: 6 abr. 2021.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Plataforma sucupira, 2021. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/. Acesso em 6 de abril. 2021.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999. v.1.

DIAS, L. T. Bibliotecas como livrarias? Repensando fronteiras entres instituições culturais na contemporaneidade. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/USP_cb7958d214f526b37fc09f7aff5afac5. Aceso em: 6 abr. 2021.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática pedagógica. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, G. H. A. Comunicação da Informação em redes virtuais de aprendizagem. 2004. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004. Disponível em: https://ridi.ibict.br/handle/123456789/674. Acesso em: 6 abr. 2021.

FREIRE, I. M. Informação e educação: parceria para inclusão social. Inclusão social, Brasília, v. 2, n. 2, p. 142-145, abr./set. 2007. Disponível em: http://revista.ibict.br/inclusao/article/view/1610. Acesso em: 22 abr. 2021.

GOMES, M. A. Da educação de usuários à construção de competência em informação no contexto das bibliotecas das universidades federais: um estudo a partir da Universidade Federal de Alagoas e Universidade Federal de Minas Gerais. 2016. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AE7G9N/1/tese_ppgci_eci_ufmg.pdf. Acesso em: 22 abr. 2021.

INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Biblioteca Digital de Teses e Dissertação, 2021. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/. Acesso em 01 de maio, 2021.

JESUS, T. A. D. Biblioteca e educação: um estudo sobre acolhimento em dispositivos culturais para crianças. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-26122018-113757/pt-br.php. Acesso em: 6 abr. 2021.

LE COADIC, Y. F. A Ciência da Informação. Brasília: Briquet de Lemos, 1996.

LOPES, M. A. O uso do sintagma nominal na recuperação de documentos: proposta de um mecanismo automático para classificação temática de textos digitais. 2014. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9RQHC6/1/tese_doutorado___entregue_no_cd_em_28112014.pdf. Acesso em: 22 abr. 2021.

LEITE, C.; SIMEÃO, E. L. M. S.; NUNES, E. M. A.; DIÓGENES, F. C. B.; FERES, G. G.; FREIRE, I. M.; BELLUZZO, R. C. B. Cenário e perspectiva da produção científica sobre competência em informação no Brasil: estudo da produção no âmbito da ANCIB. Informação e Sociedade: Estudos, v. 26, n. 3, p. 151-168, set./dez. 2016. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/91349. Acesso em: 22 abr. 2021.

MACHADO, P. B. Netos de Lobato: modos de ler o Sítio do Picapau Amarelo no século XXI. 2014. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AE3K4Z/1/netos_de_lobato_modos_de_ler_o_s_tio_do_picapau_amarelo_no_s_culo_xxi.pdf. Acesso em: 6 abr. 2021.

MATA, M. L. A inserção da competência informacional nos currículos dos cursos de Biblioteconomia no Brasil e nos cursos de informação e Documentação na Espanha. 2014. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2014. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/110393/000792902.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 6 abr. 2021.

MARX, K. Manuscritos Econômicos-Filosóficos. Tradução Artur Mourão. Lisboa: Edições 70, 1989.

MINAYO, M. C. S. O Desafio do Conhecimento: Pesquisa Qualitativa em Saúde. 10. ed. São Paulo: HUCITEC, 2007.

NASCIMENTO, L. S. Informação e Educação: as origens da Information Literacy - um estudo do relatório “The Information Service Environment Relationships and Priorities”, de Paul Zurkowski”. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-03122018-153225/publico/LeandrodosSantosNascimento.pdf. Acesso em: 2 abr. 2021.

OLIVEIRA, A. L. Cultura na fazenda: um estudo sobre a apropriação da leitura como negociação de sentidos. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-19102009-142344/pt-br.php. Acesso em: 2 abr. 2021.

PASSOS, M. P. O ato lúdico de conhecer: a pesquisa como processo dialógico de apropriação dos dispositivos culturais digitais. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-07022014-154238/pt-br.php. Acesso em: 3 abr. 2021.

PASSOS, M. P. Informação e educação: um estudo sobre as relações, atitudes, saberes e dispositivos culturais. 2018. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-11092018-094658/pt-br.php. Acesso em: 29 mar. 2021.

PASCHOAL, S. B. N. Mediação cultural dialógica com crianças e adolescentes. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

PERROTTI, E. Infoeducação: um passo para além do científico-profissional. Informação e Profissões, Londrina, v. 5, n. 2, p. 04-31, jul./dez. 2016. Disponível em: http:www.uel.br/revistas/infoprof/. Acesso em: 29 mar. 2021.

PERROTTI, E.; PIERUCCINI, I. Infoeducação: saberes e fazeres na contemporaneidade. In: LARA, M. L. G.; FUJINO, A.; NORONHA, D. P. Informação e contemporaneidade: perspectivas. Recife: Néctar, 2007.

PERROTTI, E; PIERUCCINI, I. A mediação cultural como categoria autônoma. Informação & Informação, Londrina, v. 19, n. 2, p. 01-22, out. 2014. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/. Acesso em: 1 mar. 2021.

PINHEIRO, E. G. Do limiar da casa ao olho da rua: crianças e adolescentes em situação de risco e suas histórias de leitura — das práticas singulares à pluralidade do olhar da Ciência da Informação. 2013. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFMG_295ed07c745aa797a20c8def08d17f2a. Acesso em: 6 abr. 2021.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO USP. Áreas de concentração e linhas de pesquisa, 2021. Disponível em: https://www.eca.usp.br/pos/programa-de-pos-graduacao-em-ciencia-da-informacao. Acesso em 6 de abr. 2021.

RASTELLI, A. Mediação cultural em bibliotecas: contribuições conceituais. 2019. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista, Marília, 2018. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/CienciadaInformacao/Dissertacoes/rasteli_a_do_mar.pdf. Acesso em: 6 abr. 2021.

SANTOS, E. L. Estação memória Cambury: mediação cultural com os parceiros do rio que muda. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-19112013-161748/publico/EDISONSANTOS.pdf. Acesso em: 6 abr. 2021.

SANTOS NETO, J. A. O estado da arte da mediação da informação: uma análise histórica da constituição e desenvolvimento dos conceitos. 2019. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília, 2019. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/181525. Acesso em: 30 mar. 2021.

SANTOS, V. A. Saberes informacionais na formação integral: um estudo na Rede de Bibliotecas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná sob o prisma da Infoeducação. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade de Londrina, Londrina, 2020. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/results.php?words=Saberes+informacionais+na+form. Acesso em: 30 mar. 2021.

SAVIANI, D. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. In: FERRETI, C. J.; ZIBAS, D. M. L.; MADEIRA, F. R.; FRANCO, M. L. P. B. (org.). Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. Petrópolis: Vozes, 1994.

SARACEVIC, T. Ciência da informação: origem, evolução e relações. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 41-62, jan./jun. 1996. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/235/22. Acesso em: 30 mar. 2021.

SILVA, E. A. Para todas as estações da vida: uma proposta de formação de redes intergeracionais. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-17112010-144824/publico/3098541.pdf. Acesso em: 6 abr. 2021.

SILVA, J. L. C. A identidade da Ciência da Informação brasileira no contexto das perspectivas históricas da pós-graduação: análises dos conteúdos programáticos do PPGCI’s. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3905?locale=pt_BR. Acesso em: 6 abr. 2021.

SILVA, M. F. A. P. Socialização da informação: intersecções temáticas entre Ciência da Informação e Educação. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3967?locale=pt_BR. Acesso em: 6 abr. 2021.

SCAPECHI, W. Saberes informacionais na educação superior: um estudo exploratório com estudantes universitários. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-21102009-120342/pt-br.php. Acesso em: 3 abr. 2021.

LIQUÉTE, V.; DELAMOTTE, É. FRANÇOISE, C. Introduction, Études de communication.En ligne, França, n. 38, p. 1-10, dez. 2012. Disponível em: http:// journals.openedition.org/edc/3375. Acesso em 05 abr. 2021.

Downloads

Publicado

2022-05-22

Como Citar

Sousa, M. E. P. de, & Freire, G. H. de A. (2022). Infoeducação nas teses e dissertações dos programas de pós-graduação em ciência da informação no Brasil. Informação & Informação, 27(1), 51–81. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n1p51

Edição

Seção

Artigos