Cenários, espaços e linguagens
uma nova agenda para pensar-conhecer-agir sobre percursos de formação na sociedade da aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2012v17n1p26Palavras-chave:
Percurso de formação, Ensinantes e aprendentes, Pensar-conhecer-agir sobre a informação, Sociedade da aprendizagemResumo
Introdução: Diferentes cenários, espaços e linguagens norteiam os percursos de formação de aprendentes. Trata-se de um novo tempo, redesenhado a partir da lógica de reestruturação do capitalismo informacional e suas imbricações com a globalização e tecnologias intelectuais.
Objetivo: Discute a problemática do percurso de formação nas novas configurações da sociedade da aprendizagem.
Metodologia: Reflexão sobre o percurso de formação para pensar-conhecer-agir sobre a informação, nas instituições de ensino superior, com base em novas abordagens teóricas.
Resultados: Exige-se uma atitude crítica, reflexiva e colaborativa em constante interação como parte das condições prioritárias para os indivíduos se adaptarem aos contextos de aprendizagens. Temos de nos apropriar de novas habilidades e competências como eixos importantes para o percurso da formação, pois é a condição fundamental para os indivíduos imergirem na era das redes de informação e construírem o conhecimento.
Conclusões: Os indivíduos necessitam situar-se como ensinantes e aprendentes para pensar-conhecer-agir sobre a informação e produzir conhecimento, quando as regras para formação humana são bem mais exigentes.
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