Política de cotas no ensino superior: uma inovação social necessária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n1p207

Palavras-chave:

Inteligência social, Política de cotas, Ensino superior público, Formação profissional, Diversidade

Resumo

Objetivo: Inter-relacionar a política de cotas à concepção e desenvolvimento da inteligência social como ferramenta nesse contexto.
Metodologia: Pesquisa teórica de natureza qualitativa, do tipo descritiva e exploratória, apresentando uma análise interrelacional entre a inteligência social e o ensino superior público, considerando a complexidade sociocultural da sociedade, analisando a Lei nº 12.711/2012 que possibilita a equidade do acesso ao ensino superior e disponível no site do Governo Federal brasileiro.
Resultados: Identificou-se a política de cotas como uma inovação social, por caracterizar as demandas sociais e refletir sobre a inteligência social construída pelos indivíduos no contexto das relações respaldadas na diversidade sociocultural, e cujo processo de interação potencializa ações e reações correspondentes às demandas que possam surgir em âmbito organizacional.
Conclusões: Ao proporcionar o acesso ao ensino superior de modo equitativo, a política de cotas gerenciada por meio da inteligência social, propicia a formação de um quadro de profissionais com perfil sociocultural diversificado. Evidencia-se que há a necessidade constante de fortalecer a diversidade em todos os espaços da sociedade.

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Biografia do Autor

Marcela Arantes Ribeiro, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Doutoranda em Ciência da Informação na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Carlos Francisco Bitencourt Jorge, Universidade de Marília - UNIMAR

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Marta Lígia Pomim Valentim, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo - USP

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Publicado

2022-05-22

Como Citar

Ribeiro, M. A., Jorge, C. F. B., & Valentim, M. L. P. (2022). Política de cotas no ensino superior: uma inovação social necessária. Informação & Informação, 27(1), 207–228. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n1p207

Edição

Seção

Artigos