Educação em tempos de pandemia: uma análise do Aula Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2022v7n1p222

Palavras-chave:

Pedagogia Histórico-Crítica, Educação Básica, Aulas remotas, Neoliberalismo

Resumo

Durante a pandemia mundial de coronavírus, os órgãos governamentais brasileiros determinaram regras de quarentena. Mesmo com regras diferentes em estados e municípios do país, as escolas de educação básica de todo o território nacional suspenderam suas atividades presenciais. Com isso, as instituições escolares precisaram buscar possibilidades de conduzir aulas remotamente. No estado do Paraná, a Secretaria Estadual da Educação e do Esporte lançou um aplicativo digital, nomeado de Aula Paraná, englobando transmissão de vídeo aulas pela televisão e pela internet, disponibilização de atividades pelo aplicativo ou impressas. A partir desse contexto, temos como objetivos refletir sobre a educação em tempos de pandemia no Estado do Paraná, e analisar criticamente uma notícia da Secretaria Estadual de Educação divulgando as aulas a distância que viriam a ser implementadas na Educação Básica. Utilizaremos como aporte teórico os fundamentos da Pedagogia Histórico-Critica e o embasamento metodológico da Análise Crítica do Discurso. Com base na análise realizada e do nosso embasamento teórico, apontamos para a existência de um discurso neoliberal relacionado à educação e subjazendo a proposta das aulas remotas, entendendo a educação como uma mercadoria e sem considerar questões como o acesso dos estudantes e a efetividade do processo de ensino e aprendizagem.

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Biografia do Autor

Tatiana Freitas Silva, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestranda em Educação da Universidade Estadual de Londrina.

Paula Kracker Francescon, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. Professora na Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

12-07-2022

Como Citar

SILVA, T. F.; FRANCESCON, P. K. Educação em tempos de pandemia: uma análise do Aula Paraná. Educação em Análise, Londrina, v. 7, n. 1, p. 222–242, 2022. DOI: 10.5433/1984-7939.2022v7n1p222. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/43673. Acesso em: 28 mar. 2024.