As políticas de assistência estudantil e a saúde mental como seguridade social dentro do ambiente universitário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n3p863

Palavras-chave:

Assistência estudantil, Ensino superior, Saúde mental, Políticas públicas em educação

Resumo

A presente pesquisa, de caráter bibliográfico e documental, objetiva identificar e discutir as políticas de assistência estudantil que asseguram o suporte em saúde mental dentro das universidades federais brasileiras, utilizando os fundamentos da Teoria Crítica da Sociedade para embasar a discussão. O sofrimento psíquico faz parte da rotina de muitos graduandos, que adentram na universidade em busca de melhores condições de vida e de uma ascensão profissional. Observou-se que as políticas assistenciais estudantis, como o PNAES e o PNAEST, ratificam o atendimento psicológico nas instituições federais de ensino superior brasileiras, no entanto, elas se encontram rigorosamente interligadas às políticas de governo/partidária, cuja alocação orçamentária oscila de acordo com a distribuição pecuniária designada pelo governo atuante.

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Biografia do Autor

Emanoela Thereza Marques de Mendonça Glatz, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda e Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS).

Solange Franci Raimundo Yaegashi, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS).

Roberlayne de Oliveira Borges Roballo, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora Associada II do Departamento de Planejamento e Administração Escolar (DEPLAE) - Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Membro do Grupo de Pesquisa História Intelectual e Educação (GPHIE).  

Heloisa Toshie Irie Saito, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

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Publicado

07-10-2024

Como Citar

GLATZ, Emanoela Thereza Marques de Mendonça; YAEGASHI, Solange Franci Raimundo; ROBALLO, Roberlayne de Oliveira Borges; SAITO, Heloisa Toshie Irie. As políticas de assistência estudantil e a saúde mental como seguridade social dentro do ambiente universitário. Educação em Análise, Londrina, v. 9, n. 3, p. 863–886, 2024. DOI: 10.5433/1984-7939.2024v9n3p863. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/49419. Acesso em: 21 out. 2024.