Contribuições e desafios da aprendizagem em microlearning em uma instituição social de Porto Velho – Rondônia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2023v8n1p152

Palavras-chave:

Andragogia; Formação na empresa; Ensino por multimeios; Tecnologia educacional

Resumo

Atualmente as empresas que investem em educação corporativa assumem uma postura voltada a mudanças na cultura organizacional e na formação de pessoas, adotando estratégias que prezam pelo crescimento humano e intelectual de cada colaborador. Com a Pandemia do Coronavirus, as empresas optaram por soluções tecnológicas para continuidade da formação de seus colaboradores e no Sesc Rondônia, em particular, foram adotadas estratégias que privilegiam o uso de diferentes linguagens – visual, simbólica e gráfica – na aprendizagem, mediadas pelas tecnologias. Entre elas destaca-se a técnica microlearning, como uma proposta de aprendizagem dinâmica, de fácil acesso e diferenciada para discussão de temas específicos que envolvam experiências de conhecimento aplicado, aliado às estratégias e objetivos da empresa. O artigo objetiva discutir as contribuições da aprendizagem em microlearning adotada na educação corporativa do Sesc Rondônia. Trata-se de um recorte de pesquisa mais ampla, de abordagem quali-quantitativa sobre o tema. Toma-se como objeto de análise os resultados da aplicação de questionário com 27 participantes, evidenciando o nível de concordância/discordância nas situações especificas sobre as vivências que tiveram durante o curso de planejamento estratégico executado integralmente em formato remoto e na modalidade microlearning no período pandêmico. Os resultados revelam pontos positivos como a flexibilidade de horários e recursos, entretanto há pontos negativos a serem considerados, como a falta de interação entre os participantes e a dispersão entre uma atividade e outra.

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Biografia do Autor

Laura Sousa Pinto, Univali - Universidade do Vale do Itajaí

Psicóloga, Mestranda em Educação, UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí

Adriana Gomes Alves, Univali

Doutora em Educação, UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí.

Regina Célia Linhares Hostins, Univali - Universidade do Vale do Itajai

Doutora em Ciências da Educação, UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí

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Publicado

31-07-2023

Como Citar

PINTO, Laura Sousa; ALVES, Adriana Gomes; HOSTINS, Regina Célia Linhares. Contribuições e desafios da aprendizagem em microlearning em uma instituição social de Porto Velho – Rondônia. Educação em Análise, Londrina, v. 8, n. 1, p. 152–167, 2023. DOI: 10.5433/1984-7939.2023v8n1p152. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/48145. Acesso em: 27 dez. 2024.

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