Aspectos históricos da formação de professores: a necessidade da formação continuada para a fluência tecnológica e pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n1p224

Palavras-chave:

Formação de professores, Fluência Tecnológica-Pedagógica, Ensino de Matemática

Resumo

O artigo faz um apanhado geral sobre a utilização de tecnologias digitais como recurso didático para a sala de aula, em especial para a disciplina de Matemática. Faz uma breve discussão histórica sobre os momentos da educação e a formação de professores no Brasil, a fim de compreender aspectos legais e ideológicos que influenciam as políticas de formação de professores. A formação continuada de professores se justifica ao longo do texto como algo essencial para o aprimoramento pedagógico, principalmente no tocante à utilização de tecnologias digitais como recurso pedagógico. O avanço acelerado das tecnologias dificulta a utilização de recursos atuais em sala de aula, com os quais os alunos possuem contato, visto que alguns professores ainda não possuem fluência tecnológica-pedagógica. É destacado também na última seção, um caso particular de professores que atuam no ensino básico do interior do estado do Espírito Santo, que demandam de formação continuada para a utilização de recursos digitais, a fim de expandir a utilização em sala de aula.

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Biografia do Autor

Rafael Melotti, Universidade Federal do Espírito Santo

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES- campus Goiabeiras). Aluno do Programa de pós-graduação em ensino da educação básica (PPGEEB-UFES/São Mateus/Espírito Santo) e professor da rede estadual de ensino do estado do Espírito Santo.

Valdinei Cezar Cardoso, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor Adjunto na Universidade Federal do Espírito Santo.

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Publicado

30-03-2024

Como Citar

MELOTTI, Rafael; CARDOSO, Valdinei Cezar. Aspectos históricos da formação de professores: a necessidade da formação continuada para a fluência tecnológica e pedagógica. Educação em Análise, Londrina, v. 9, n. 1, p. 224–241, 2024. DOI: 10.5433/1984-7939.2024v9n1p224. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/47682. Acesso em: 30 dez. 2024.

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