Implicações da Atividade de Estudo para a formação das capacidades do pensamento teórico no estudante

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2022v7n1p121

Palavras-chave:

Educação, Anos Iniciais Ensino Fundamental, Atividade de Estudo, Teoria Histórico-Cultural, Capacidades do pensamento teórico.

Resumo

O artigo objetivou refletir sobre a Atividade de Estudo como possibilidade de prática pedagógica influenciadora no processo de desenvolvimento das capacidades do pensamento teórico dos estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, por meio da análise das características dessa metodologia de ensino-aprendizagem. A Atividade de Estudo, entendida pelos teóricos da Teoria Histórico-Cultural como a atividade principal de crianças em idade escolar, é considerada como um meio para que os estudantes, utilizando-se dessas capacidades, reproduzam os princípios de ações pelos quais compreendem e analisam o mundo dos fenômenos, das relações e dos bens culturais humanos. Por meio do conhecimento teórico, conteúdo da Atividade de Estudo, desenvolvem-se, no escolar, essas novas capacidades que lhe possibilitam o desenvolvimento de uma nova forma de ação para concretizar sua relação com o mundo, ou seja, uma relação teórica com a realidade.

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Biografia do Autor

Cleber Barbosa da Silva Clarindo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professor de Educação Básica - Secretária da Educação do Estado de São Paulo.

Érika Christina Kohle, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Doutoranda do Programa de Pòs-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (Marília). Diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental. Professora da Educação Básica II. Professora Substituta Voluntária do Curso de Ciências Sociais da Unesp de Marília. 

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Publicado

12-07-2022

Como Citar

CLARINDO, C. B. da S.; KOHLE, Érika C. Implicações da Atividade de Estudo para a formação das capacidades do pensamento teórico no estudante. Educação em Análise, Londrina, v. 7, n. 1, p. 121–146, 2022. DOI: 10.5433/1984-7939.2022v7n1p121. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/45173. Acesso em: 19 abr. 2024.