Narrativas de estudantes EAD em blog e apropriação de letramentos digitais

Autores

  • Iracema Cristina Fernandes da Silva Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Terezinha Fernandes Martins de Souza Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2021v6n1p159

Palavras-chave:

Cultura Digital, Tecnologias digitais, Letramentos digitais, Narrativas, Educação a distância

Resumo

Este artigo é um recorte da dissertação intitulada “Letramentos Digitais em Narrativas de Estudantes de Licenciatura em Pedagogia EaD” (SILVA, 2020) e tem como objetivo analisar as memórias de estudantes e narrativas em blog produzidas por estudantes desse curso pelo viés dos letramentos digitais, em uma perspectiva social e abordagem crítica. O estudo foi desenvolvido com inspiração na pesquisa-formação na cibercultura (SANTOS, 2014) e na abordagem multirreferencial (BARBOSA; BARBOSA, 2008), contemplando estudo bibliográfico, estudo documental e análise de conteúdo das memórias e narrativas dos(as) estudantes. Os resultados apontam dificuldades e familiaridades no uso das tecnologias digitais pelos(as) estudantes no início do curso e, no decorrer dele, a mobilização das dimensões funcionais e comunicacionais dos letramentos digitais, bem como as dimensões da autogestão do tempo, autodireção da aprendizagem, dimensão cognitiva, comunicação on-line e social. Ao final do curso, surgiram outros usos com comunicação ubíqua, multimodalidade, fake news, games e avatares. Compreendemos que as mudanças na cultura digital são contínuas e que as apropriações cotidianas com tecnologias digitais pelos(as) estudantes potencializam os letramentos digitais existentes e auxiliam a emergência de outros, desafiando-nos, como docentes, a buscar constantes mudanças nos processos de formação.

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Biografia do Autor

Iracema Cristina Fernandes da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Membro do grupo de pesquisa LêTece (Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação). 

Terezinha Fernandes Martins de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).  

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Publicado

05-08-2021

Como Citar

SILVA, Iracema Cristina Fernandes da; SOUZA, Terezinha Fernandes Martins de. Narrativas de estudantes EAD em blog e apropriação de letramentos digitais. Educação em Análise, Londrina, v. 6, n. 1, p. 159–178, 2021. DOI: 10.5433/1984-7939.2021v6n1p159. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/44046. Acesso em: 26 dez. 2024.

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