Estudar e viver a história: um olhar complexo sobre o estudo do passado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2017v2n1p147

Palavras-chave:

História, Educação, Complexidade, Ensino de História

Resumo

O estudo das teorias da complexidade foi de fundamental importância para desencadear uma pesquisa sobre o processo de cognição e de subjetivação dos alunos e professores participantes de uma vivência denominada Aulão de História – Dia Mundial do Rock (AH-DMR), ambiente pedagógico organizado em uma escola de educação básica no estado do Rio Grande do Sul desde o ano de 2008. Tendo como ponto de partida o entrelaçamento da perspectiva da complexidade (MORIN, 2013), da Biologia da Cognição (MATURANA e VARELA, 2011), do estudo das narrativas (GONÇALVES, 2002) e da vivência AH-DMR em si, concebida como um ambiente de aprendizagem ruidoso, essa reflexão teve o objetivo de problematizar em que medida estudar História poderia significar viver a História. Essa pesquisa utilizou uma metodologia predominantemente qualitativa e foi fundamentada na existência de uma relação de dinamicidade entre a vivência AH-DMR e o processo de cognição e de subjetivação de seus participantes. De uma forma geral, esse estudo permitiu-me perceber a História como uma ação emocionada e corporalizada sobre o que conhecemos como passado, ao ressignificar o devir histórico e, assim, ampliar o estudo da História sob a ótica da complexidade. Além do mais, operei nessa pesquisa com a percepção de que cada participante do ambiente de aprendizagem AH-DMR, ao estudar o passado e, ao mesmo tempo, vivenciar esse passado, não apenas elaborou uma narrativa sobre esse passado, mas, sobretudo, situou-se a si próprio na História e assumiu também sua autoria sobre a História.

Biografia do Autor

Waldy Luiz Lau Filho, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Mestre em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Coordenador Pedagógico da escola básica e professor de História do Ensino Médio do Colégio Mauá

Nize Maria Campos Pellanda, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Doutorado em Educação (UFRGS) com doutorado-sanduiche na M.U. (OHIO-USA). Estágio de Pós-doutoramento na Universidade do Minho (PORTUGAL). Professora da UNISC 

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Publicado

03-01-2018

Como Citar

LAU FILHO, Waldy Luiz; PELLANDA, Nize Maria Campos. Estudar e viver a história: um olhar complexo sobre o estudo do passado. Educação em Análise, Londrina, v. 2, n. 1, p. 147–164, 2018. DOI: 10.5433/1984-7939.2017v2n1p147. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/30620. Acesso em: 4 jul. 2024.

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