Reflexões sobre o PNLD - alfabetização na idade certa (2013): literatura nas salas de alfabetização
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2017v2n1p21Palavras-chave:
Educação, Literatura infantil, Educação do leitor, Programa nacional de incentivo à leituraResumo
A promoção do acesso a diferentes obras literárias é necessária em qualquer fase educacional; no entanto, não podemos negar que desde o início do processo de alfabetização/letramento é imprescindível a presença dos livros para a inserção das crianças na cultura grafocêntrica. Nesta perspectiva, o Ministério da Educação (MEC), no ano de 2013, iniciou as ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), que apontava como meta alfabetizar as crianças até 8 anos de idade; com esse Programa também foi iniciada a distribuição de livros de literatura infantil por meio do PNLD-Alfabetização na Idade Certa (PNLD-PNAIC). Diante disso, este estudo objetiva compreender as ações do PNLD-PNAIC a partir de reflexões sobre a importância da presença da literatura nas salas de alfabetização. Para tanto, esta investigação consiste em uma pesquisa de abordagem quanti-quali, de cunho documental e bibliográfico, tendo como instrumento a análise de documentos oficiais, dentre outras publicações relacionadas ao Programa dispostos no portal do Ministério da Educação e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Esperamos que esse texto contribua para que os profissionais da educação (professores, gestores, bibliotecários e pesquisadores) conheçam as ações do PNLD-PNAIC e, a partir disso, se interessem por mediar a circulação das obras na escola.Downloads
Referências
ARENA, Dagoberto Buim. A literatura infantil como produção cultural e como instrumento de iniciação da criança no mundo da cultura escrita. In: SOUZA, Renata Junqueira de et al. Ler e compreender: estratégias de leitura. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010. p. 13- 44.
BAJARD, Élie. A sessão de mediação: Um dispositivo engenhoso. In: BAJARD, Élie. Da escuta de textos à leitura. 2. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2014. p. 43-66.
BEDRAN, Bia. A arte de cantar e contar histórias: narrativas orais e processos criativos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012.
BRANDÃO, Claudia Leite. PNBE do Professor: Usos e desusos. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso, Rondonópolis, 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Formação de Professores no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Brasília: MEC/SEB, 2012.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. PNBE 2012 títulos e valores. Disponível em: . Acesso em: 20 jan. 2016a.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Dados estatísticos do PNAIC 2013. Disponível em: . Acesso em: 8 fev. 2016b.
COSSON, Rildo; PAIVA, Aparecida. O PNBE, a literatura e o endereçamento escolar. Remate de Males, Campinas, v. 34, n. 2, p. 477- 499, jul./dez. 2014.
DEBUS, E.; BALSAN, S. F.S. Os recursos para o contar histórias... das tramas que o entretecem. In: GIROTTO, C. G. G. S.; SOUZA, R. J. Literatura e Educação Infantil: livros, imagens e práticas de leitura. Campinas: Mercado de Letras, 2016. p. 153-172.
FARIA, Maria Alice. Como usar a literatura infantil na sala de aula. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2013.
GIROTTO, C.G.G.S.; SOUZA, R.J. Estratégias de leitura: para ensinar alunos a compreender o que leem. In: SOUZA, R.J. (Org.). Ler e compreender: estratégias de leitura. Campinas: Mercado de Letras, 2010.
PAIVA, Aparecida; CORRÊA, Hércules Tolêdo. Literatura & Alfabetização: impasses e possibilidades. Via Atlântica, São Paulo, n. 28, p. 177-196, dez. 2015.
ROCHA, Ruth; MACHADO, Ana Maria. Contando histórias, formando leitores. Campinas, SP: Papirus 7 Mares, 2011.
SILVA, Roseane P. Leitura e escrita na alfabetização. In: MORAIS, A. G.; ALBUQUERQUE, E. B. C.; LEAL, T. F. (Org.). Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
SISTO, C.; MOTOYAMA, J. A narração de histórias na infância: técnicas e interação. In: GIROTTO, C. G. G. S.; SOUZA, R. J. Literatura e Educação Infantil: livros, imagens e práticas de leitura. Campinas: Mercado de Letras, 2016. p. 111-138.
SOARES, Magda B. Alfabetização e Literatura. Revista Educação. Guia da Alfabetização, São Paulo, Publicação Especial, n. 2, p. 12-29. 2010.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Tradução: Cláudia Schilling. Porto Alegre: Artmed, 1998.
SOUZA, Renata J.; SILVA, Kenia Adriana de A. M.; ARIOSI, Cinthia M. F. A Leitura e a Função da Literatura no PNAIC: para Além do Deleite. Educação em Revista, Marília, v.17, Edição Especial, p. 63-80, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.