Reflexões sobre o PNLD - alfabetização na idade certa (2013): literatura nas salas de alfabetização
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2017v2n1p21Palavras-chave:
Educação, Literatura infantil, Educação do leitor, Programa nacional de incentivo à leituraResumo
A promoção do acesso a diferentes obras literárias é necessária em qualquer fase educacional; no entanto, não podemos negar que desde o início do processo de alfabetização/letramento é imprescindível a presença dos livros para a inserção das crianças na cultura grafocêntrica. Nesta perspectiva, o Ministério da Educação (MEC), no ano de 2013, iniciou as ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), que apontava como meta alfabetizar as crianças até 8 anos de idade; com esse Programa também foi iniciada a distribuição de livros de literatura infantil por meio do PNLD-Alfabetização na Idade Certa (PNLD-PNAIC). Diante disso, este estudo objetiva compreender as ações do PNLD-PNAIC a partir de reflexões sobre a importância da presença da literatura nas salas de alfabetização. Para tanto, esta investigação consiste em uma pesquisa de abordagem quanti-quali, de cunho documental e bibliográfico, tendo como instrumento a análise de documentos oficiais, dentre outras publicações relacionadas ao Programa dispostos no portal do Ministério da Educação e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Esperamos que esse texto contribua para que os profissionais da educação (professores, gestores, bibliotecários e pesquisadores) conheçam as ações do PNLD-PNAIC e, a partir disso, se interessem por mediar a circulação das obras na escola.Downloads
Referências
ARENA, Dagoberto Buim. A literatura infantil como produção cultural e como instrumento de iniciação da criança no mundo da cultura escrita. In: SOUZA, Renata Junqueira de et al. Ler e compreender: estratégias de leitura. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010. p. 13- 44.
BAJARD, Élie. A sessão de mediação: Um dispositivo engenhoso. In: BAJARD, Élie. Da escuta de textos à leitura. 2. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2014. p. 43-66.
BEDRAN, Bia. A arte de cantar e contar histórias: narrativas orais e processos criativos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012.
BRANDÃO, Claudia Leite. PNBE do Professor: Usos e desusos. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Rondonópolis, 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Formação de Professores no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Brasília: MEC/SEB, 2012.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. PNBE 2012 títulos e valores. Disponível em: . Acesso em: 20 jan. 2016a.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Dados estatísticos do PNAIC 2013. Disponível em: . Acesso em: 8 fev. 2016b.
COSSON, Rildo; PAIVA, Aparecida. O PNBE, a literatura e o endereçamento escolar. Remate de Males, Campinas, v. 34, n. 2, p. 477- 499, jul./dez. 2014.
DEBUS, E.; BALSAN, S. F.S. Os recursos para o contar histórias... das tramas que o entretecem. In: GIROTTO, C. G. G. S.; SOUZA, R. J. Literatura e Educação Infantil: livros, imagens e práticas de leitura. Campinas: Mercado de Letras, 2016. p. 153-172.
FARIA, Maria Alice. Como usar a literatura infantil na sala de aula. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2013.
GIROTTO, C.G.G.S.; SOUZA, R.J. Estratégias de leitura: para ensinar alunos a compreender o que leem. In: SOUZA, R.J. (Org.). Ler e compreender: estratégias de leitura. Campinas: Mercado de Letras, 2010.
PAIVA, Aparecida; CORRÊA, Hércules Tolêdo. Literatura & Alfabetização: impasses e possibilidades. Via Atlântica, São Paulo, n. 28, p. 177-196, dez. 2015.
ROCHA, Ruth; MACHADO, Ana Maria. Contando histórias, formando leitores. Campinas, SP: Papirus 7 Mares, 2011.
SILVA, Roseane P. Leitura e escrita na alfabetização. In: MORAIS, A. G.; ALBUQUERQUE, E. B. C.; LEAL, T. F. (Org.). Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
SISTO, C.; MOTOYAMA, J. A narração de histórias na infância: técnicas e interação. In: GIROTTO, C. G. G. S.; SOUZA, R. J. Literatura e Educação Infantil: livros, imagens e práticas de leitura. Campinas: Mercado de Letras, 2016. p. 111-138.
SOARES, Magda B. Alfabetização e Literatura. Revista Educação. Guia da Alfabetização, São Paulo, Publicação Especial, n. 2, p. 12-29. 2010.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Tradução: Cláudia Schilling. Porto Alegre: Artmed, 1998.
SOUZA, Renata J.; SILVA, Kenia Adriana de A. M.; ARIOSI, Cinthia M. F. A Leitura e a Função da Literatura no PNAIC: para Além do Deleite. Educação em Revista, Marília, v.17, Edição Especial, p. 63-80, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Educação em Análise

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista Educação em Análise estão sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, garantindo Acesso Aberto. Deste modo, os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos e, em caso de republicação, solicita-se que indiquem a primeira publicação nesta revista. Essa licença permite que qualquer pessoa leia, baixe, copie e compartilhe o conteúdo, desde que a devida citação seja feita. Além disso, autoriza a redistribuição, adaptação e criação de obras derivadas em qualquer formato ou meio, incluindo uso comercial, desde que a atribuição à revista seja mantida.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.














