Reflexões sobre o PNLD - alfabetização na idade certa (2013): literatura nas salas de alfabetização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2017v2n1p21

Palavras-chave:

Educação, Literatura infantil, Educação do leitor, Programa nacional de incentivo à leitura

Resumo

A promoção do acesso a diferentes obras literárias é necessária em qualquer fase educacional; no entanto, não podemos negar que desde o início do processo de alfabetização/letramento é imprescindível a presença dos livros para a inserção das crianças na cultura grafocêntrica. Nesta perspectiva, o Ministério da Educação (MEC), no ano de 2013, iniciou as ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), que apontava como meta alfabetizar as crianças até 8 anos de idade; com esse Programa também foi iniciada a distribuição de livros de literatura infantil por meio do PNLD-Alfabetização na Idade Certa (PNLD-PNAIC). Diante disso, este estudo objetiva compreender as ações do PNLD-PNAIC a partir de reflexões sobre a importância da presença da literatura nas salas de alfabetização. Para tanto, esta investigação consiste em uma pesquisa de abordagem quanti-quali, de cunho documental e bibliográfico, tendo como instrumento a análise de documentos oficiais, dentre outras publicações relacionadas ao Programa dispostos no portal do Ministério da Educação e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Esperamos que esse texto contribua para que os profissionais da educação (professores, gestores, bibliotecários e pesquisadores) conheçam as ações do PNLD-PNAIC e, a partir disso, se interessem por mediar a circulação das obras na escola.

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Biografia do Autor

Claudia Leite Brandão, Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho"- Campus de Presidente Prudente

Doutoranda em Educação npela  Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho" - Câmpus de Presidente Prudente.

Renata Junqueira de Souza, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" -Campus de Presidente Prudente

Doutor em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Pós-doutorado pela University of British Columbia e pela Ohio State University. Professoara na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, professora visitante da Universidade do Minho e Coordenadora do Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil (CELLIJ).

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Publicado

03-01-2018

Como Citar

BRANDÃO, C. L.; SOUZA, R. J. de. Reflexões sobre o PNLD - alfabetização na idade certa (2013): literatura nas salas de alfabetização. Educação em Análise, Londrina, v. 2, n. 1, p. 21–36, 2018. DOI: 10.5433/1984-7939.2017v2n1p21. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/30074. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos