A crença de autoeficácia dos formandos de um curso de pedagogia em relação ao exercício profissional
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2016v1n2p215Palavras-chave:
Teoria social cognitiva, Crença de autoeficácia, Ensino superior, Pedagogia, Exercício profissional.Resumo
Este trabalho está embasado na Teoria Social Cognitiva, mais especificamente referente ao constructo das crenças de autoeficácia, definida como o julgamento das pessoas sobre suas capacidades para organizar e executar cursos de ação necessários para alcançar certos tipos de desempenhos. Teve como objetivo geral analisar a crença de autoeficácia dos acadêmicos do último ano do curso de Pedagogia de uma Instituição Pública em relação ao exercício profissional e como objetivos específicos comparar o nível de autoeficácia dos acadêmicos em relação ao exercício profissional edo período de oferta do curso e analisar os itens Decisão de carreira e Autoeficácia Profissional dos acadêmicos separadamente.Participaram da pesquisa 76 acadêmicos formandos, matriculados nos períodos matutino e noturno, de uma Universidade Pública. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de um questionário sóciodemográfico e uma escala do tipo Likert, de cinco pontos, contendo questões referentes à Decisão de Carreira e Autoeficácia Profissional. No geral, a análise dos dados evidenciou que os acadêmicos apresentaram um nível de crença moderado. Porém, aqueles que participaram de atividades acadêmicas complementares, bem como atuavam na área de Educação, apresentaram maiores escores em relação aos demais. Provavelmente, a participação nestas atividades tenha promovido uma experiência de domínio positiva, a partir dos conhecimentos adquiridos e da relação teoria prática estabelecida. Dessa forma, ressalta-se a importância do colegiado e docentes do curso incentivarem a participação dos alunos nestas atividades,de forma a levar com que os futuros professores desenvolvam uma crença positiva em relação ao exercício profissional.Downloads
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