Vozes de mulheres no território do cordel e da cantoria
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2020v15.e44069Palabras clave:
Cordel. Cantoria. Gênero. Território. Violência masculina. Violência feminina.Resumen
Os debates pós-moderno e decolonial sobre as relações entre as civilizações da oralidade e o mundo da escrita estão trazendo, embora tardiamente, uma epistemologia radicalmente crítica para o campo dos estudos da tradição nordestina da cantoria e do cordel. O novo paradigma — tanto histórico quanto contemporâneo — permite colocar a questão do papel e lugar das mulheres nesses territórios tradicionalmente masculinos. Ao focar um subgênero dessa poesia originalmente improvisada, o repente misto, em que uma cantadora desafia um cantador, e, nesse subgênero, a presença e função da violência masculina e feminina, esse artigo propõe uma reflexão crítica sobre temas centrais dos debates atuais sobre cordel, gênero, mulher e violência.
Citas
ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginárias: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. Trad. Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
BÜCHER, Karl. Arbeit und Rhythmus, Leipzig, 1896.
BURKE, Peter. Cultura popular na Idade Moderna. Trad. Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
FOUCAULT, Michel. “What is an author?”. In Aesthetics, Method and Epistemology, Faubion, James ed., 205-222. New York: The New Press.,1996.
FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Edições Loyola, 1996.
GRANGEIRO, Cláudia Rejanne Pinheiro (org.). Benditos “Mauditos”: tradição e transgressão na Literatura de Cordel. Curitiba: Editora CRV, 2020.
HUIZINGA, Johan. Homo ludens: O jogo como elemento da cultura. Trad. João Paulo Monteiro. São Paulo: Perspectiva, 2007.
KATONA, Imre. ‘Reminiscencies of Primitive Divisions of Labor between Sexes and Age Groups in the Peasant Folklore of Modern Times’. In: Diamond S. ed., Towards a Marxist Anthropology, Mouton The Hague, 1979: 377-383.
LEMAIRE, Ria. “Patrimônio e Matrimônio I: proposta para uma nova historiografia da cultura ocidental”. Educar em Revista n. 70, julho-ago 2018: 17-33.
LUCENA, Bruna Paiva de. Poéticas a céu aberto: o cordel e a crítica literária. Brasilia: Edições Carolina, 2018.
RAMALHO, Elba Braga. Cantoria nordestina: música e palavra. São Paulo: Terceira Margem, 2000.
RAMALHO, Maria de Lourdes Nunes; LEMAIRE, Ria. A feira e O trovador encantado. Universidade de Corunha (Esp.); EDUEPB (Campina Grande): Biblioteca Arquivo Teatral Francisco Pillado Mayor, 2011.
SANTOS, Francisca Pereira dos. O Livro delas: catálogo de mulheres autoras no cordel e na cantoria nordestina. Fortaleza: IMEC, 2021.
SANTOS, Francisca Pereira dos. A peleja poética da poetisa Bastinha com o poeta Patativa do Assaré. Fortaleza: Ed. IRIS, 2011.
SEGATO, Rita. Gênero e colonialidade em busca de chaves de leitura e de um vocabulário estratégico descolonial, CES, e-cadernos, 18. Coimbra, 2012.
SILVA, Andréa Betânia da. Entre pés-de-parede e festivais: rota(s) das poéticas orais na cantoria de improviso. UFBA, 2014.
SOBRINHO, José Alves. Cantadores, Repentistas e Poetas Populares. Campina Grande. Bagagem. 2003.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Ria Lemaire
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Boitatá esta licenciada com CC BY sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.