Um carnaval na barraca: algumas considerações sobre a formação e os personagens do teatro de Mamulengos

Autores/as

  • Lucas Antunes Oliveira Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2011v6.e31199

Palabras clave:

Mamulengo, Personagens, Representação, Carnavalização

Resumen

Este trabalho investiga certos aspectos históricos e estruturais do Mamulengo, uma forma de teatro popular típica do nordeste brasileiro, especialmente no que diz respeito a seus personagens. Através da análise do protagonista do teatro, ou “Herói”, procura-se entender a articulação entre a representação desse personagem e o contexto sociocultural no qual o Mamulengo é produzido, adotando como base teórica as ideias de Bakhtin sobre a carnavalização. Além de Bakhtin (1999 e 1981), este trabalho também conta com a tese em antropologia de Adriana Schneider Alcure (2007), o estudo clássico de Hermilo Borba Filho, Fisionomia e Espírito do Mamulengo (1987), e o livro de Alimar de Alencar Pimentel, O mundo mágico de João Redondo (1988).

Biografía del autor/a

Lucas Antunes Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco

Mestrando em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Citas

ALCURE, Adriana Schneider. “A Zona da Mata é rica de cana e brincadeira”: uma etnografia do mamulengo. Tese de Doutorado. Rio de Janeiro: UFRJ/IFCS/Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia, 2007.

ARANTES, Antonio Augusto. O que é cultura popular. São Paulo: Ática, 1981.

AYALA, Marcos; AYALA, Maria Ignez Novais. Cultura Popular no Brasil: Perspectiva de análise. 2. ed. São Paulo: Ática, 1995.

BAHKTIN, Mikhail. A Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo: HUCITEC, 1999.

BAHKTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiéviski. Rio de Janeiro: ForenseUniversitária, 1981.

BORBA FILHO, Hermilo. Fisionomia e Espírito do mamulengo. 2. ed. Rio de Janeiro: INACEN, 1987.

CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. 2. ed. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro, 1962.

COELHO, Teixeira. Dicionário Crítico de Política Cultural: Cultura e Imaginário. São Paulo: Iluminuras, 1997.

DAMATTA, Roberto. Carnavais, malandros e heróis: para uma sociologia do dilema brasileiro. 6. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1997).

DICIONÁRIO ELETRÔNICO HOUAISS da língua portuguesa. Rio de Janeiro, Objetiva, 2001, CD-rom versão 1.0, para Windows.

GARANHUNS, Valdeck de. Mamulengo: Teatro popular, comunicação viva. [São Paulo, 2000?]. Disponível em: <http://www.valdeckdegaranhuns.art.br/mamulengos.html>. Acesso em: 4 mar. 2009.

GARANHUNS, Valdeck de. A lenda da gralha azul. 2007a.

GARANHUNS, Valdeck de. Simão e o Boi Pintadinho. 2007b.

HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo: história, teoria, ficção. Rio de Janeiro: Imago Ed., 1991.

MAGALDI, Sábato. Introdução ao Teatro. 7. ed. São Paulo: Ática, 1998.

PIMENTEL, Altimar. O mundo mágico de João Redondo. 2. ed. Rio de Janeiro: Ministério da Cultura: Fundação Nacional de Artes Cênicas, 1988.

SUSSEKIND, Flora. O negro como Arlequim: teatro & discriminação. Rio de Janeiro: Achiamé / Socii, 1982.

VASSALLO, Lígia. O sertão medieval: origens européias do teatro de Ariano Suassuna. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1993.

Publicado

2011-10-09

Cómo citar

Oliveira, L. A. (2011). Um carnaval na barraca: algumas considerações sobre a formação e os personagens do teatro de Mamulengos. Boitatá, 6(12), 155–180. https://doi.org/10.5433/boitata.2011v6.e31199

Número

Sección

Seção Livre

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.