“Vaqueiros”: entre letra, voz, relações de gênero

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DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2018v13.e35754

Palavras-chave:

Teatro. Oralidade. Cultura popular. Relação de gênero

Resumo

“Vaqueiros” é uma tragédia contemporânea escrita em 1999 pelo dramaturgo, poeta, artista plástico, professor e pesquisador cearense Oswald Barroso e apresenta as relações conflituosas vivenciadas por uma família diante das mudanças dos arquétipos estabelecidos para os papéis do homem e da mulher na sociedade patriarcal sertaneja. Para apresentar o conflito familiar, focado na relação de gênero, a peça utiliza narrativas oriundas da tradição oral e personagens do reisado de caretas, folguedo popular nordestino, dando ao texto teatral uma linguagem híbrida, metateatral baseada na cultura popular. Desse modo, abordaremos questões que envolvem oralidade, escrita, tradição e teatro para realizar uma análise, ainda que sucinta, de como a tradição oral e popular nordestina é incorporada à peça, criada a partir das formas clássicas da tragédia grega, para representar as vozes dissonantes das mudanças culturais e sociais que também ocorrem no sertão.

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Biografia do Autor

Fabíula Martins Ramalho, Universidade de Brasília

Doutoranda pela Universidade de Brasília

André Luís Gomes, Universidade de Brasília

Doutor pela  Universidade de São Paulo (USP) e Professor da Universidade de Brasília. 

Referências

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Publicado

2018-12-15

Como Citar

Ramalho, F. M., & Gomes, A. L. (2018). “Vaqueiros”: entre letra, voz, relações de gênero. Boitatá, 13(26), 108–117. https://doi.org/10.5433/boitata.2018v13.e35754