Metodologia narrativa em estudos de jogos de computador
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2008v3.e31166Palabras clave:
Cibernarratologia, Estruturalismo, Pós-Modernismo, Ludologia, Narrativas SelvagensResumen
Deveria o conteúdo da narrativa de jogos continuar tergiversado por narratologistas? A discussão teórica deste artigo está voltada para a narratologia de jogos, tomando diferentes abordagens de pesquisas baseadas em uma perspectiva funcional de jogos. A segunda parte do artigo faz uma alusão a pesquisas realizadas na área, de modo a discutir como o texto pode ser examinado por narratologias e qual a contribuição da análise deles.
Citas
ATKINS, Barry. More than a game: the computer game as a fictional form. New York: Manchester University Press, 2003.
AYLESWORTH, Gary. Stanford Encyclopedia of Philosophy. Winter edition, 2007.
CURRIE, Marc. Postmodern Narrative Theory. London: Macmillan, 1998.
DORMANS, Joris. On the Role of the Die: a brief ludologic study of pen-and-paper role playing games and their rules. Game Studies, v. 6, n. 1, 2006. Disponível em: http://gamestudies.org/0601/articles/dormans. Accessed in: January 02, 2008
DOVEY, Jon; KENNEDY, Helen W. Game Cultures: Computer Games as New Media. Berkshire: Open University Press, 2006.
FRASCA, Gonzalo. Ludologists love stories, too: notes from a debate that never took place. Ludology.org. 2003..
GIBSON, Andrew. Towards a Postmodern Theory of Narrative. Edinburgh: Edinburgh University Press, 1996.
HERMAN, Luc; VERVAECK, Bart. Handbook of Narrative Analysis. Lincoln and London: University of Nebraska Press, 2001.
KÜCKLICH, Julian. Perspectives of Computer Game Philology. Game Studies, vo.3, n. 1, May 2003. Disponível em: http://www.gamestudies.org/0301/kucklich/
MURRAY, Janet. The Last Word on Ludology v Narratology in Game Studies. Delivered as a preface to keynote talk at DiGRA 2005. Vancouver, Canada, June 17, 2005.
O’NIELL, Patrick. Fictions of Discourse: Reading Narrative Theory. Toronto: University of Toronto Press, 1994.
PEARCE, Celia. Towards a Game Theory of Game. Wardrip-Fruin, Noah, and Pat Harrington, eds. First Person: New Media as Story, Performance, and Game. Cambridge, MA: MIT Press, 2004.
WHITLOCK, Katie. Beyond Linear Narrative: Ausguto Boal Enters Norrah. Garrelts, Nate, ed. Digital Gameplay: Essays on the Nexus of Game and Gamer. Jefferson: North Carolina, and London: McFarland & Company, Inc. Publishers. 2005.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 1969 Tamer Thabet
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Boitatá esta licenciada com CC BY sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.