Manifestação poética em performance: vocalidades, corpo e inscrições na narrativa popular urbana
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2008v3.e30900Palavras-chave:
Oralidade, Poética, PerformanceResumo
Ao utilizar a performance como moldura para um quadro dinâmico, a pesquisa analisa narrativas orais urbanas, enquanto manifestação espontânea da poética no contexto dos atos cotidianos. O referido enquadre prevê a dinamicidade da mudança entre os diferentes níveis da expressão humana, que carregam em si a manifestação de uma poética, objeto movente de interresse legítimo para a literatura. Na discussão da poética, em oposição ao pensamento textocêntrico, busca-se uma criatividade coletiva que possa refletir a dinâmica social. O campo de pesquisa concentra-se no bairro Restinga, na periferia de Porto Alegre, Brasil, local marcado pela fragmentação social. A metodologia toma um formato de relato de vida, mas as narrativas se expandem livremente e tomam sua forma própria, sem a centralidade da memória pessoal, com enfoque na imaginação, ascendendo à poética. Sujeito central na rede de referências do bairro, José Carlos dos Santos, o Beleza, apresenta uma narrativa de acentuada performatividade. Ele procura, assim, constituir uma identidade para a Restinga, quer alterar a imagem (e auto-imagem) do bairro, construída por discursos externos negativos. Partindo do enquadre da performance, identificam-se diferentes níveis e objetos constituintes das manifestações poéticas, ascendendo à vocalidade, ao gestual e às inscrições, os quais, num processo de individuação, vêm a formar uma unidade poética.
Downloads
Referências
BIAL, Henry (org.). The Performance Studies Reader. New York: Routledge, 2007.
BUTLER, Judith. Performative acts and gender constitutions: an essay in phenomenology and feminist theory. In: BIAL, H. The Performance Studies Reader. London: Routledge, 2004.
CANDIDO, Antonio. Estímulos da criação literária. In: CANDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade: estudos de teoria e história literária. São Paulo: Ed. Nacional, 1985.
CONQUERGOOD, Dwight. Performance Studies: interventions and radical research. In: BIAL, H. The Performance Studies Reader. London: Routledge, 2004.
FERNANDES, Frederico. A voz e o sentido: poesia oral em performance. São Paulo: Editora Unesp, 2007.
HARTMANN, Luciana. Performance e experiência nas narrativas orais da fornteira entre Argentina, Brasil e Uruguai. In: Horizontes Antropológicos. Porto Alegre, ano 11, n. 24, jul/dez 2005. p. 125-153.
LANGDON, Ester Jean. A Fixação da Narrativa: do mito para a poética de literatura oral. Horizontes Antropológicos. Porto Alegre, ano 5, n. 12, dez 1999. p. 13-36.
LIMA, Nei Clara. Narrativas Orais: uma poética da vida social. Brasília: UnB, 2003.
MALDONATO, Mauro. Raízes errantes. São Paulo: SESC/Editora 34, 2004.
MORRIS, Rosalind. All made up: performance theory and the new antropology of sex and gender. Annual Review of Anthropology 24: 567-92, 1995.
SIMONDON, Gilbert. L'individuation psychique et collective: a la lumière des notions de Forme, Information, Potentiel et Métastabilité. Paris: Aubier, 2007.
TURNER, Victor. The Anthropology of Performance. NY:PAJ, 1987. p.72-98.
ZUMTHOR, Paul. Esritura e Nomadismo. São Paulo: Ateliê Editorial, 2005.
ZUMTHOR, Paul. Performance, Recepção, Leitura. São Paulo: Educ, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Felipe Grüne Ewald
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Boitatá esta licenciada com CC BY sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.