Completando a escritura: a performance do Palhaço de Reis do Guadalupe
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2013v8.e31547Palavras-chave:
Cultura Caipira, Narrativas orais, Performance, AnagnôrisisResumo
O objetivo deste artigo é discutir possibilidades de estudo de causos – narrativas orais praticadas por famílias de traços caipiras – de modo a enfatizar as particularidades expressivas e culturais de um grupo específico de Folia de Reis atuante no município de Caçapava-SP, Brasil. O ensaio busca, nesse sentido, mecanismos de resistência: procura-se investigar as maneiras que a Folia desenvolve táticas para perpetuar um conhecimento próprio e de valor comunitário, usando da ressignificação do texto bíblico e se completando na atuação do palhaço da Folia. Para tanto, importa a discussão sobre novas possibilidades de relações entre análise literária e performance, de modo a considerar o hibridismo das especificidades simbólicas das comunidades rurais considerando diferenças epistemológicas, visando o reconhecimento de novas formas de atualização da memória oral.
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