Artimanhas da malandragem e memória discursiva em personagens do cotidiano: Pedro Malasartes e Mineirinho Ladrão, os "fora da lei"
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2015v10.e31512Palavras-chave:
Narrativas Orais, Discurso, Memória, LetramentoResumo
O artigo mostra o processo de ressignificação em discursos do cotidiano. Em torno da polissemia de sentidos de “malandragem”, a noção de memória discursiva da Análise de Discurso francesa é mobilizada para a análise de um corpus formado pela narrativa “Pedro Malasartes”, contada por uma mulher não alfabetizada, pela letra da canção “Cowboy fora da lei” de Raul Seixas e pela entrevista do “Mineirinho Ladrão” ao ser preso em decorrência de uma tentativa de roubo, tal como veiculada em ambiente virtual (youtube). Apontamos formações imaginárias que veiculam a naturalização e a subversão dos sentidos de “malandragem”, “roubo” e “herói” por conta do modo como os diferentes pontos da memória discursiva sinalizam uma polissemia apontando efeitos de sentido desses “heróis sem nenhum caráter”.
Downloads
Referências
BARBOSA, L. O jeitinho brasileiro: a arte de ser mais igual que os outros. Rio de Janeiro: Campus. 1992.
CANDIDO, Antonio. Os parceiros do rio bonito: estudo sobre o caipira paulista e a transferência dos seus meios de vida. 8. ed. Editora 34. São Paulo/SP: 1997.
CASCUDO, Luís Câmara. Literatura oral no Brasil. Belo Horizonte/MG: Itatiaia. São Paulo/SP: Ed. da USP. 1984.
CASCUDO, Luís Câmara Seis aventuras de Pedro Malazarte. In: CASCUDO, L.C. Contos Tradicionais do Brasil. Rio de Janeiro/RJ: Ediouro. 2003. 188-194.
CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: 1. artes de fazer. 5. ed. Petrópolis/RJ: Vozes. 1999.
COURTINE, J.J. Définitions d’orientations théoriques et construction de procédures en analyse du discours. Philosophies, vol. IX, p.239-265, octobre, 1982.
DAVALON, J. A imagem, uma arte de memória? In: P. Achard (Org.). Papel da memória. Tradução de José Horta Nunes. Campinas: Pontes, 1999.
FARIA, D. Makunaima e Macunaíma: entre a natureza e a História. Rev. Bras. Historia. São Paulo, v. 26, no. 51, 263-280, 2006.
FARIA, D. Discurso da escrita e ensino. Campinas/SP: UNICAMP. 1995.
GINZBURG, C. Mitos, emblemas e sinais: morfologia e História. São Paulo: Cia. Das Letras, 1989.
HENRY, P. A História não existe? In: E. P. Orlandi (Org.). Gestos de leitura: da História no Discurso. Tradução de Bethânia Mariani et al. Campinas: Editora da Unicamp, 1994.
HOLANDA, S. B. Raízes do Brasil. 26. ed. Rio de Janeiro/RJ: Companhia das Letras. 1936/1995.
LACAN, J. Subversão do sujeito e dialética do desejo. In: LACAN, J. Escritos. Rio de Janeiro/RJ: Zahar. 1998. p. 807-843.
MATTA, R. Sabe com quem está falando? Um ensaio sobre a distinção entre indivíduo e pessoa na Brasil. In: MATTA, R. Carnavais, malandros e heróis: para uma sociologia do dilema brasileiro. RJ/RJ: Rocco. 1997. 181-248.
ORLANDI, E.P. Discurso: fato, dado, exterioridade. In.: CASTRO, M.F.P. (Org.). O método e o dado no estudo da linguagem. Campinas/SP. UNICAMP, 1996, p. 209-219.
ORLANDI, E.P. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Petrópolis/RJ: Vozes. 2001.
PÊCHEUX, M. Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Tradução de Eni Puccinelli Orlandi et al. 2. ed. Campinas/SP: UNICAMP, 1993.
PÊCHEUX, M. Papel da memória. Tradução de José Horta Nunes. In: ACHARD, P. (Org.) Papel da memória. Campinas/SP: Pontes. 1999.
PÊCHEUX, M. O discurso: estrutura ou acontecimento. Tradução de Eni Puccinelli Orlandi. 3. ed. Campinas: Pontes Editora, 1990.
PEREIRA, A C. Mito e autoria nas práticas letradas. 2009. Tese (Doutorado), FFCLRPUSP, Ribeirão Preto/SP.
POSADA, M.C. (Org.). Sopa de Pedras. In: Contos populares para crianças da América Latina. São Paulo/SP: Ática. 1984. p. 7-15.
ROMERO, S. Uma das de Pedro Malas-artes. In: Contos populares do Brasil. Rio de Janeiro/RJ: José Olympio editora. 1954. p. 49-54.
TFOUNI, L.V. Letramento e Analfabetismo. Tese de Livre Docência, 1992, FFCLRP-USP, Ribeirão Preto/SP. 1992.
TFOUNI, L.V. Letramento e Alfabetização. São Paulo: Cortez. 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Anderson de Carvalho Pereira, Leda Verdiani Tfouni
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Boitatá esta licenciada com CC BY sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.