Los caminos del bosque y sus ecos en las voces infantiles: de las agujas y alfileres a la fuga mágica
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2015v10.e31473Palavras-chave:
Caperucita Roja, Blancanieves, Fuga mágica, Narrativa folklórica infantil, Argentina,Resumo
En este trabajo, comparo relatos folklóricos infantiles recogidos de boca de los mismos niños, con registros escriturarios y mediatizados de las matrices “Caperucita Roja” y “Blancanieves”. La comparación permite advertir las brechas intertextuales entre narración oral, fijación escritural y recreación mediatizada, y reconocer estilos de narración diferenciados. Los relatos dan cuenta de un entramado intertextual de resignificaciones desde el universo de experiencias infantiles, con una performance propia.
Referências
CLIFFORD, J. Introduction, Writing culture. CLIFFORD, J.; MARCUS, G. The poetics and politics of ethnography. Berkeley: University of California Press, 1986.
FROMM, E. El lenguaje olvidado, Buenos Aires: Paidó, 1972.
HAVELOCK, E. La ecuación oral-escrito: una fórmula para la mentalidad moderna. In: OLSON, A.; TORRANCE, N. Cultura escrita y oralidad. Barcelona: Gedisa, 1995. p. 25-46.
LE BRETON, D. La sociología del cuerpo, Buenos. Aires: Nueva Visión, 2002.
LOTMAN, J. Valore modellizzante dei concetti di “fine” e “inizio”, Tipologia della cultura., Milano: Bompiani, 1995.
SHOWALTER, E. Towards a feminist poetics: women writing and writing about women. London: Croom Helm, 1979.
THOMPSON, S. Motif-Index of Folk-literature. Copenhagen and Bloomington: Indiana University Press, 1958.
VERÓN, E. Cuerpo significante. In: RODRÍGUEZ ILLERA, L. Educación y comunicación. Barcelona: Paidós, 1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International