Horizonte da autoria infantil: as narrativas das crianças na educação e na cultura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2015v10.e31472

Palavras-chave:

Autoria, Narrativa, Oralidade, Crianças, Educação,

Resumo

O artigo propõe três aproximações ao tema da autoria narrativa infantil, a partir de um conjunto de referências teórico-metodológicas e experiências de pesquisa, e voltando-se principalmente para a valorização da oralidade das crianças em contextos educativos. Entre os pressupostos do trabalho está a noção de que também pela voz de suas crianças as culturas falam. Uma primeira abordagem centra-se na relação entre autoria narrativa infantil e ludicidade, a partir principalmente da obra de Vivian Gussin Paley. O segundo foco é a relação entre autoria narrativa infantil e compartilhamento cultural, discutida a partir da metodologia de criação de performances narrativas em escolas públicas desenvolvida pela Companhia PingChong de Nova York. O terceiro foco são as dimensões estético-poéticas da autoria narrativa infantil, a partir do trabalho de oficinas de criação de histórias de Lucy Calkins. A conclusão destaca a importância de que a educação escolar abra-se mais plena e criteriosamente à narração oral das crianças, pelo valor formativo e cultural dessa prática.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gilka Girardello, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Ciências da Comunicação com Pós-Doutorado em Educação. Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Referências

ALCOFORADO, Doralice Fernandes Xavier. Problemas e questões da pesquisa em literatura oral. In: Boitatá – Revista do GT de Literatura Oral e Popular da ANPOLL. Número Especial, Ago-Dez. 2008.

CALKINS, Lucy; CHIARELLA, Mary. Memoir: the art of writing well. First Hand/Heinemann, 2006.

CALKINS, Lucy; CRUZ, M. Coleen. Writing fiction: big dreams, tall ambitions. Portsmouth: First Hand/Heinemann, 2006.

CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

DYSON, Anne Haas; GENISHI, Celia. The need for story: cultural diversity in classroom and community. New York& London: NCTE/Teachers College, 1994.

ENGEL, Susan. The stories children tell: making sense of the narratives of childhood. New York: W.H. Freeman and Company, 2000.

GIRARDELLO, Gilka. Televisão e Imaginação Infantil: histórias da Costa da Lagoa. Tese de Doutorado em Ciências da Comunicação. Universidade de São Paulo, 1998.

GIRARDELLO, Gilka. Voz, presença, imaginação: a narração de histórias para as crianças pequenas. In: FRITZEN, Celdon; CABRAL, Gladir S. (Orgs.) Infância: imaginação e educação em debate. Campinas: Papirus, 2007.

GIRARDELLO, Gilka. Cultura nos anos iniciais do Ensino Fundamental: produção narrativa infantil e imaginário midiático. Relatório de Pesquisa (Fulbright/Capes). Universidade Federal de Santa Catarina, 2012.

KEARNEY, Richard. The wake of imagination: toward a postmodern culture. University of Minnesota Press, 1988.

PALEY, Vivian Gussey. The boy who would be a helicopter: the uses of storytelling in the classroom. Cambridge: Harvard University Press, 1991.

PALEY, Vivian Gussey. A child´s work: the importance of fantasy play. Chicago: University of Chicago Press, 2005.

PERRONI, Maria Cecília. Desenvolvimento do discurso narrativo. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

PERROTTI, Edmir. Confinamento cultural, infância e leitura. São Paulo: Summus, 1990.

REYES, Yolanda. Ler e brincar, tecer e cantar. Tradução de Rodrigo Petronio. São Paulo: Pulo do Gato, 2012.

RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa. Tomo II. Tradução de Marina Appenzeller. Campinas: Papirus, 1995.

VIGOTSKI, Lev. S. Imaginação e criação na infância. SMOLKA, Ana L. (Apresentação e comentários). Tradução de Zoia Prestes. São Paulo: Ática, 2009.

Downloads

Publicado

2015-10-29

Como Citar

Girardello, G. (2015). Horizonte da autoria infantil: as narrativas das crianças na educação e na cultura. Boitatá, 10(20), 14–27. https://doi.org/10.5433/boitata.2015v10.e31472

Edição

Seção

Dossiê