v. 9 n. 18 (2016): v. 9 , n. 18

					Visualizar v. 9 n. 18 (2016): v. 9 , n. 18
Publicado: 31-01-2017

Expediente

Editorial

Apresentação

Dossiê

  • Aprender, pensar e viver História: Contribuições e questionamentos a partir de um estudo com professores e estudantes brasileiros e paraguaios

    Éder Cristiano de Souza
    18-44
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2016v9n18p18
  • O conceito da Ditadura: conceitos de estudantes chilenos educação para os media

    Gabriela Alejandra Vásquez Leyton, María Sánchez Agustí
    45-66
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2016v9n18p45
  • Ideias de Jovens do Ensino Médio sobre História: Um Estudo na Perspectiva da Educação Histórica

    Geyso Dongley Germinari
    67-86
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2016v9n18p67
  • Investigação sobre a transversalidade social, disciplinar e geográfica de um modelo de ensino-aprendizagem da história através de fontes objetuais e criação de museus de aula

    Glória Solé, Nayra Llonch
    87-117
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2016v9n18p87
  • Representações de História em Jovens da Escola Básica e da Universidade: um Estudo sobre Pensamento Histórico e Identidade

    Márcia Elisa Teté Ramos, Ronaldo Cardoso Alves
    118-152
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2016v9n18p118
  • Modelo de educação histórica e formação docente

    Gerardo Daniel Mora Hernández, Rosa Ortiz Paz
    153-167
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2016v9n18p153
  • Didática e história escolar: dimensões disciplinares e culturais

    Maria Aparecida Leopoldino
    168-195
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2016v9n18p168
  • O “Legado” da aprendizagem histórica: refazendo percursos de leituras

    Renilson Rosa Ribeiro, Halferd Carlos Ribeiro Júnior, Mairon Escorsi Valério
    196-221
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2016v9n18p196
  • Os Parâmetros Curriculares Nacionais e o processo de constituição de uma didática da história para os anos iniciais

    Tiago Costa Sanches
    222-248
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2016v9n18p222
  • História e ensino de história das ditaduras no Brasil e na Argentina

    Juliana Pirola Balestra
    249-274
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2016v9n18p249
  • Manuais de didática da história: contribuições para entender suas especificidades

    Osvaldo Rodrigues Junior, Tânia Maria Figueiredo Braga Garcia
    275-297
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2016v9n18p275

Artigos

  • Esquerda ou direita? Professores, opção política e didática da história

    Caroline Pacievitch, Luis Fernando Cerri
    298-324
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2016v9n18p298
  • Impregnado de eternidade. O Recife em Manuel Bandeira

    Flávio Weinstein Teixeira
    325-345
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2016v9n18p325
  • Os diários de viagem do doutor Lacerda; a trama de referências no texto de um astrônomo paulista do final do século XVIII

    Magnus Roberto de Mello Pereira, Claudio Denipoti
    346-377
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2016v9n18p346
  • As moedas e o mapa: fiscalidade e representação política no processo de criação de províncias no Brasil Império, primeira metade do século XIX

    Vitor Marcos Gregório
    378-406
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2016v9n18p378
  • A nação em jogo: esporte e guerra colonial na Guiné Portuguesa (1961-1974)

    Victor Andrade Melo
    407-436
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2016v9n18p407

Primeiros Passos

  • O movimento hippie nasceu em Moscou: imaginário anticomunista, contracultura e repressão no Brasil dos anos 1970

    Leon Frederico Kaminski
    437-466
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2016v9n18p437
  • O discurso psiquiátrico e a ideologia colonial na África britânica

    Gisele Silva Santos
    467-493
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2016v9n18p467
  • A querela dos antigos e modernos: panorama historiográfico

    Luiz César de Sá Júnior
    494-515
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2016v9n18p494