Representações de História em Jovens da Escola Básica e da Universidade: um Estudo sobre Pensamento Histórico e Identidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2016v9n18p118

Palavras-chave:

Juventude, Representações, Pensamento histórico

Resumo

O artigo tem como objetivo estudar o confronto de representações sociais entre jovens do Ensino Médio do período noturno de uma escola pública de Londrina - PR e da graduação em História da Universidade Estadual de Londrina, por meio da análise de ideias históricas que remetem a aspectos de sua orientação temporal e formação identitária. A pesquisa pautou-se por utilizar elementos de inspiração etnográfica e questionários qualitativos, com o fim de conhecer os perfis socioeconômicos e culturais, bem como aspectos importantes relacionados à formação do pensamento histórico dos grupos pesquisados.

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Biografia do Autor

Márcia Elisa Teté Ramos, Universidade Estadual de Londrina / Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Docente da Universidade Estadual de Londrina e da Universidade Estadual de Maringá.

Ronaldo Cardoso Alves, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho / Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Docente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Docente da Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

31-01-2017

Como Citar

RAMOS, M. E. T.; ALVES, R. C. Representações de História em Jovens da Escola Básica e da Universidade: um Estudo sobre Pensamento Histórico e Identidade. Antíteses, [S. l.], v. 9, n. 18, p. 118–152, 2017. DOI: 10.5433/1984-3356.2016v9n18p118. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/27345. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê