Representações de História em Jovens da Escola Básica e da Universidade: um Estudo sobre Pensamento Histórico e Identidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2016v9n18p118

Palavras-chave:

Juventude, Representações, Pensamento histórico

Resumo

O artigo tem como objetivo estudar o confronto de representações sociais entre jovens do Ensino Médio do período noturno de uma escola pública de Londrina - PR e da graduação em História da Universidade Estadual de Londrina, por meio da análise de ideias históricas que remetem a aspectos de sua orientação temporal e formação identitária. A pesquisa pautou-se por utilizar elementos de inspiração etnográfica e questionários qualitativos, com o fim de conhecer os perfis socioeconômicos e culturais, bem como aspectos importantes relacionados à formação do pensamento histórico dos grupos pesquisados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Elisa Teté Ramos, Universidade Estadual de Londrina / Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Docente da Universidade Estadual de Londrina e da Universidade Estadual de Maringá.

Ronaldo Cardoso Alves, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho / Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Docente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Docente da Universidade Estadual de Londrina.

Referências

ALVES, Ronaldo Cardoso. Da Consciência Histórica (Pré) (Pós?) Moderna: reflexões a partir do pensamento de Reinhart Koselleck. Saeculum, João Pessoa, v. 30, p. 321-339, 2014a.

ALVES, Ronaldo Cardoso. A aula de História como lugar do ensino, da pesquisa e da extensão. Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 21, p. 274-287, 2014b.

ALVES, Ronaldo Cardoso. A transferência da família real portuguesa para o Brasil: explicação histórica em estudantes brasileiros e portugueses. Antíteses, Londrina, v. 5, n. 10, p. 691-716, 2013.

ANDRÉ, Marli E. D. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 1995.

COSTA, Marisa Vorraber. Cartografando a gurizada da fronteira: novas subjetividades na escola.In: ALBUQUERQUE JUNIOR, Durval Muniz de; VEIGA-NETO, Alfredo; SOUZA FILHO, Alípio. (Org.). Cartografias de Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. p. 269-294.

DUVEEN, Gerard. O Poder das Idéias. In: MOSCOVICI, Serge. Representações Sociais: investigações em psicologia social. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2003. p.7-28.

EZPELETA, Justa; ROCKWELL, Elsie. Pesquisa Participante. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1989.

GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2012.

KEHL, Maria Rita. A juventude como sintoma da cultura. In NOVAES, Regina; VARINNUCHI, Paulo (Org.). Juventude e sociedade: trabalho, educação, cultura e participação. 2. ed. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2004.

KOSELLECK, Reinhart. Futuro Passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Tradução Wilma Patrícia Maas e Carlos Almeida Pereira. Rio de Janeiro: Contraponto & Ed. PUC-Rio, 2006.

LEE, Peter. Progressão da compreensão dos alunos em história In: JORNADAS INTERNACIONAIS DE EDUCAÇÃO HISTÓRICA, 2001, Braga, Portugal. Atas... Braga, 2001.

MOSCOVICI, Serge. Das Representações Coletivas às Representações Sociais: elementos para uma história. In. JODELET, Denise (Org.). As Representações Sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. História & História Cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

RÜSEN, Jörn. O desenvolvimento da competência narrativa na aprendizagem histórica: uma hipótese ontogenética relativa à consciência moral. Tradução Ana Claudia Urban e Flávia Vanessa Starcke. In. BARCA, Isabel; MARTINS, Estevão de Rezende; SCHMIDT, Maria Auxiliadora (Org.). Jörn Rüsen e o ensino de História. Curitiba: Editora UFPR, 2010. p. 51- 77.

SACRISTÁN, José Gimeno. O aluno como invenção. Trad. Daisy Vaz de Moraes. Porto Alegre: Artmed, 2005.

SPOSITO, M. P. Algumas reflexões e muitas indagações sobre as relações entre a juventude e escola no Brasil. In ABRAMO, H. W.; BRANCO, P. P. M. (Org.). Retratos da juventude brasileira. Análises de uma pesquisa nacional. São Paulo: Instituto Cidadania/ Editora Fundação Perseu Abramo, 2005.

VENTURINI, G. Introdução metodológica. In ABRAMO, H. W.; BRANCO, P. P. M. (Org.). Retratos da juventude brasileira. Análises de uma pesquisa nacional. São Paulo: Instituto Cidadania/Editora Fundação Perseu Abramo, 2005.

Downloads

Publicado

31-01-2017

Como Citar

RAMOS, Márcia Elisa Teté; ALVES, Ronaldo Cardoso. Representações de História em Jovens da Escola Básica e da Universidade: um Estudo sobre Pensamento Histórico e Identidade. Antíteses, [S. l.], v. 9, n. 18, p. 118–152, 2017. DOI: 10.5433/1984-3356.2016v9n18p118. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/27345. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê