Ideias de Jovens do Ensino Médio sobre História: Um Estudo na Perspectiva da Educação Histórica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2016v9n18p67

Palavras-chave:

Ideias de jovens, História, Educação histórica

Resumo

Os estudos ancorados nos princípios da Educação Histórica têm centrado suas analises nas estratégias de aprendizagem histórica em contextos de escolarização, tendo como pressuposto que a intervenção na qualidade da aprendizagem requer o conhecimento sistemático das ideias históricas dos estudantes e professores. Nessa perspectiva, o artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa sobre as ideias de jovens estudantes do Ensino Médio sobre a disciplina de História. A investigação faz parte do projeto de pesquisa mais amplo, intitulado “O pensamento histórico de jovens de escolas da região centro-oeste do Estado do Paraná”, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), campus Irati-PR. A análise dos resultadosindicam que a ideais dos jovens priorizam a compreensão da História como à totalidade das ações humanas no tempo e no espaço.

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Biografia do Autor

Geyso Dongley Germinari, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Professor Adjunto e pesquisador da Universidade Estadual do Centro-Oeste.

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Publicado

31-01-2017

Como Citar

GERMINARI, Geyso Dongley. Ideias de Jovens do Ensino Médio sobre História: Um Estudo na Perspectiva da Educação Histórica. Antíteses, [S. l.], v. 9, n. 18, p. 67–86, 2017. DOI: 10.5433/1984-3356.2016v9n18p67. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/26537. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê