Modelo de educação histórica e formação docente

Autores

  • Gerardo Daniel Mora Hernández Escuela Normal Superior de México
  • Rosa Ortiz Paz Escuela Normal Superior de México https://orcid.org/0000-0002-9306-952X

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2016v9n18p153

Palavras-chave:

Modelo de educação histórica, Representações, Modelo de formação

Resumo

No México, Modelo de Educação histórica é uma proposta educacional que se baseia na interação com fontes primárias e o uso de conceitos analíticos (conceitos de "segunda ordem"). Modelo de formação parte das "representações" de professores estudantes de história e ensino -tradicionalistas- confrontado com atividades vivenciais. Segue o modelo de ensino aprendizagem processual. Considera o trabalho de ensino em condições reais ("aprendizagem situada"), a elaboração de um "documento sistematizador" e o exame profissional (ensino reflexivo). Este modelo de formação, temos desenvolvido na especialidade de História no Bacharelado em Educação Secundária na Escola Normal Superior do México desde 2006, aconselhando uma centena de alunos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gerardo Daniel Mora Hernández, Escuela Normal Superior de México

Mestre em Historiografia do México pela Universidad Autónoma Metropolitana. Professor de didática de história na Escuela Normal Superior de México.

Rosa Ortiz Paz, Escuela Normal Superior de México

Doutora em Ciências Antropológicas pela Universidad Autónoma Metropolitana, Iztapalapa. Professora da Escuela Normal Superior de México.

Referências

DALONGEVILLE, Alain. Noción y práctica de la situación problema en Historia. Enseñanza de las ciencias sociales, Barcelona, n .2, p. 3-12, 2003.

DÍAZ-BARRIGA, Frida. Enseñanza situada: Vínculo entre la escuela y la vida. México. McGrawHill, 2006.

GUYVER, Robert; NICHOL, Jon. From novice to effective teacher: a study of postgraduate training and History pedagogy. International Journal of Historical Learning, Teaching and Research, New York, v. 4, n. 1, 2004.

LICERAS RUIZ, Ángel. La investigación sobre formación del profesorado en didáctica de las ciencias sociales. Profesorado, revista de currículum y formación del profesorados, Granada, v.8 n. 1, 2004.

MARZANO, Robert. What works in classroom instruction. USA: Mc Rel, 2000.

MORA, Gerardo; ORTIZ PAZ, Rosa. O modelo da Educação Histórica: experiencia de inovação para a educação básica. História & Ensino, Londrina, v. 18, n. 1, p. 219-237, jan./jun. 2012a.

MORA, Gerardo; ORTIZ PAZ, Rosa. El Modelo de Educación Histórica. Experiencia de innovación para educación básica en México. Enseñanza de las ciencias Sociales, Barcelona, n.11, p. 87-98, 2012b.

MORA, Gerardo; ORTIZ PAZ, Rosa. La enseñanza del “tiempo histórico”: problemas y propuestas didácticas. História & Ensino, Londrina, v. 19, n. 1, p. 29-47, jan./jun., 2013.

PAGÈS, Joan. La formación inicial del profesorado para la enseñanza del patrimonio histórico y de la historia. Treballs d'Arqueologia, Barcelona, n. 6, p. 205-217, 2000.

PAGÈS, Joan. Enseñar a enseñar historia: la formación didáctica de los futuros profesores de historia. In: GÓMEZ-HERNÁNDEZ, José-Antonio; MARÍN, María Encarna Nicolás. (Coord.). Miradas a la Historia. Murcia: Universidad de Murcia, 2004. p. 155-178. Aula de debate.

RIVERO GRACIA, Maria Pilar. El aprendizaje multimedia de la historia: valoración de una experiencia de aula. In: LÓPEZ FACAL, R.; VELASCO, L. (Ed.). Pensar históricamente en tiempos de globalización. Investigaciones sobre enseñanza y aprendizaje de la historia y las ciencias sociales. España: Universidad de Santiago de Compostela, 2011.

SANTIESTEBAN, Antoni. Una investigación sobre cómo se aprende a enseñar el tiempo histórico. Enseñanza de las ciencias sociales, Barcelona, n. 6, p. 19-29, 2007.

Publicado

31-01-2017

Como Citar

HERNÁNDEZ, G. D. M.; PAZ, R. O. Modelo de educação histórica e formação docente. Antíteses, [S. l.], v. 9, n. 18, p. 153–167, 2017. DOI: 10.5433/1984-3356.2016v9n18p153. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/26477. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê