Modelo de educação histórica e formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2016v9n18p153

Palavras-chave:

Modelo de educação histórica, Representações, Modelo de formação

Resumo

No México, Modelo de Educação histórica é uma proposta educacional que se baseia na interação com fontes primárias e o uso de conceitos analíticos (conceitos de "segunda ordem"). Modelo de formação parte das "representações" de professores estudantes de história e ensino -tradicionalistas- confrontado com atividades vivenciais. Segue o modelo de ensino aprendizagem processual. Considera o trabalho de ensino em condições reais ("aprendizagem situada"), a elaboração de um "documento sistematizador" e o exame profissional (ensino reflexivo). Este modelo de formação, temos desenvolvido na especialidade de História no Bacharelado em Educação Secundária na Escola Normal Superior do México desde 2006, aconselhando uma centena de alunos.

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Biografia do Autor

Gerardo Daniel Mora Hernández, Escuela Normal Superior de México

Mestre em Historiografia do México pela Universidad Autónoma Metropolitana. Professor de didática de história na Escuela Normal Superior de México.

Rosa Ortiz Paz, Escuela Normal Superior de México

Doutora em Ciências Antropológicas pela Universidad Autónoma Metropolitana, Iztapalapa. Professora da Escuela Normal Superior de México.

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Publicado

31-01-2017

Como Citar

HERNÁNDEZ, Gerardo Daniel Mora; PAZ, Rosa Ortiz. Modelo de educação histórica e formação docente. Antíteses, [S. l.], v. 9, n. 18, p. 153–167, 2017. DOI: 10.5433/1984-3356.2016v9n18p153. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/26477. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê