Didática e história escolar: dimensões disciplinares e culturais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2016v9n18p168

Palavras-chave:

Educação escolar, Ensino de história, Didática, Formação de professores

Resumo

O artigo objetiva refletir sobre os nexos que envolvem a Didática e a história escolar por meio de duas dimensões que marcam sua historicidade: a disciplinar e a cultural. O intento com essa reflexão é enfatizar as condições históricas da disciplinarização desse saber balizadas pela crença na ideia de progresso e civilização que instituíram uma memória social ainda presente como continuidade dos problemas e mazelas do ensino de História escolar na sociedade brasileira e como tais dimensões envolvem a história escolar e ecoa nas investigações sobre o ensino de História em diferentes direções analíticas no debate sobre a Didática da História. Em seu desdobramento, indica que a Didática da História se pergunte, fundamentalmente, sobre o espaço reservado a uma História escolar crítica em um contexto reprodutivo de uma história tradicional permanente na cultura escolar como parte de seu universo teórico, conceitual e prático sobre o ensino e a aprendizagem da história escolar.

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Biografia do Autor

Maria Aparecida Leopoldino, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação da Pontificia Universidade Católica de São Paulo. Professora Associada da Universidade Estadual de Maringá.

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Publicado

31-01-2017

Como Citar

LEOPOLDINO, M. A. Didática e história escolar: dimensões disciplinares e culturais. Antíteses, [S. l.], v. 9, n. 18, p. 168–195, 2017. DOI: 10.5433/1984-3356.2016v9n18p168. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/26453. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê