Didática e história escolar: dimensões disciplinares e culturais
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-3356.2016v9n18p168Palavras-chave:
Educação escolar, Ensino de história, Didática, Formação de professoresResumo
O artigo objetiva refletir sobre os nexos que envolvem a Didática e a história escolar por meio de duas dimensões que marcam sua historicidade: a disciplinar e a cultural. O intento com essa reflexão é enfatizar as condições históricas da disciplinarização desse saber balizadas pela crença na ideia de progresso e civilização que instituíram uma memória social ainda presente como continuidade dos problemas e mazelas do ensino de História escolar na sociedade brasileira e como tais dimensões envolvem a história escolar e ecoa nas investigações sobre o ensino de História em diferentes direções analíticas no debate sobre a Didática da História. Em seu desdobramento, indica que a Didática da História se pergunte, fundamentalmente, sobre o espaço reservado a uma História escolar crítica em um contexto reprodutivo de uma história tradicional permanente na cultura escolar como parte de seu universo teórico, conceitual e prático sobre o ensino e a aprendizagem da história escolar.Downloads
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