Manuais de didática da história: contribuições para entender suas especificidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2016v9n18p275

Palavras-chave:

Manuais de didática da história, Didática da história, Textos escolares, Formação de professores de história, Ensino de história

Resumo

Apresenta resultados de investigação sobre a natureza dosmanuais de Didática da História produzidos no Brasil entre 1997 e 2013. Explicita características da estrutura e forma de sete obras que correspondem à definição de manuais didáticos entendidos como aqueles que têm a finalidade de orientar professores em suas práticas de ensino ou “ensinam a ensinar”. Parte do pressuposto de que a existência destes manuais configura a composição do código disciplinar da História e da Didática da História enquanto disciplina responsável por orientar o ensino da História. Compreende ainda que a Didática da História é a “ciência do aprendizado histórico” e que, como tal, pode ser dirigida a três tarefas: a tarefa empírica; a tarefa reflexiva; e a tarefa normativa. Os resultados indicam que por sua natureza os manuais de Didática da História se distingue de outros textos escolares da disciplina. Essa distinção pode ser observada na estrutura didática que define as obras como manuais de Didática da História.

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Biografia do Autor

Osvaldo Rodrigues Junior, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso.

Tânia Maria Figueiredo Braga Garcia, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora Associada da Universidade Federal do Paraná.

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Publicado

31-01-2017

Como Citar

RODRIGUES JUNIOR, Osvaldo; GARCIA, Tânia Maria Figueiredo Braga. Manuais de didática da história: contribuições para entender suas especificidades. Antíteses, [S. l.], v. 9, n. 18, p. 275–297, 2017. DOI: 10.5433/1984-3356.2016v9n18p275. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/26891. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê