Manuais de didática da história: contribuições para entender suas especificidades
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-3356.2016v9n18p275Palavras-chave:
Manuais de didática da história, Didática da história, Textos escolares, Formação de professores de história, Ensino de históriaResumo
Apresenta resultados de investigação sobre a natureza dosmanuais de Didática da História produzidos no Brasil entre 1997 e 2013. Explicita características da estrutura e forma de sete obras que correspondem à definição de manuais didáticos entendidos como aqueles que têm a finalidade de orientar professores em suas práticas de ensino ou “ensinam a ensinar”. Parte do pressuposto de que a existência destes manuais configura a composição do código disciplinar da História e da Didática da História enquanto disciplina responsável por orientar o ensino da História. Compreende ainda que a Didática da História é a “ciência do aprendizado histórico” e que, como tal, pode ser dirigida a três tarefas: a tarefa empírica; a tarefa reflexiva; e a tarefa normativa. Os resultados indicam que por sua natureza os manuais de Didática da História se distingue de outros textos escolares da disciplina. Essa distinção pode ser observada na estrutura didática que define as obras como manuais de Didática da História.Downloads
Referências
APPLE, M. W. Trabalho docente e textos: economia política das relações de classe e de gênero em Educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
AVELAR, Alexandre de Sá. Os desafios do ensino de História: problemas, teorias e métodos. Curitiba: IBPEX, 2011.
BATISTA, Antônio Augusto Gomes. Um objeto variável e instável: textos, impressos e livros didáticos. In: ABREU, M. (Org.). Leitura, história e história da leitura. Campinas: Mercado de Letras, 2000. p. 529-575.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BERGMANN, Klaus. A história na reflexão didática. Revista Brasileira de História, São Paulo, v.9, n.19, p. 29-42, Set.89/fev.90.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandez. Ensinar História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandez. Livro didático e saber escolar. Belo Horizonte: Autentica, 2008.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais – História. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, 1998.
BRODBECK, Marta de Souza Lima. Vivenciando a História - Metodologia do Ensino da História. Curitiba: Base Editorial, 2012.
BUFREM, Leilah Santiago; GARCIA, Tânia Maria Braga; SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Os manuais destinados a professores como fontes para a História das formas de ensinar. Revista HISTEDBR, Campinas, n.22, p. 120-130, jun. 2006.
CAINELLI, Marlene Rosa; SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2004.
CARVALHO, Marta Maria Chagas de; TOLEDO, Maria Rita de Almeida. Biblioteca para professores e modelização das práticas de leitura: análise material das coleções Atualidades Pedagógicas e Biblioteca de Educação. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 24., 2007, São Leopoldo. Anais... São Leopoldo: UNISINOS, 2007. p. 1-9.
CARVALHO, Marta Maria Chagas de. Modernidade pedagógica e modelos de formação docente. São Paulo em Perspectiva, v. 14, n. 1, p. 111-120, 2000.
CARVALHO, Marta Maria Chagas de. A caixa de utensílios e o tratado: modelos pedagógicos, manuais de Pedagogia e práticas de leitura de professores. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 4., 2006, Goiânia. A educação e seus sujeitos na história. Goiânia: Editora da UCG/Ed. vieira, 2006. v. 1. p. 81-82.
CHEVALLARD, Yves. La transposición didáctica: del saber sábio al saber enseñado. Buenos Aires: Aique, 2005.
CHOPPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.3, p. 549-566, set./dez. 2004.
FERNÁNDEZ, Raimundo Cuesta. La sociogenesis de uma disciplina escolar: La Historia. Barcelona: Pomares-corredor, 1997.
FERREIRA, Marieta de Moraes; FRANCO, Renato. Aprendendo História: reflexão e ensino. Rio de Janeiro: FGV, 2013.
FIGUEIRA, Cristina Reis; MIRANDA, Lilian Lisboa. Educação patrimonial no ensino de História nos anos finais do Ensino Fundamental: conceitos e práticas. São Paulo: Edições SM, 2012.
FONSECA, Selva Guimarães. Caminhos da história ensinada. Campinas: Papirus, 1993.
FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de Ensino de História. 4. ed. Campinas: Papirus, 2005.
FONSECA, Selva Guimarães. Fazer e ensinar História. Belo Horizonte: Dimensão, 2009.
FONSECA, Selva Guimarães; SILVA, Marcos. Ensinar História no século XXI. Campinas: Papirus, 2007.
FREITAS, Itamar. A pedagogia da história de Jonathas Serrano para o ensino secundário brasileiro (1913/1945). 2006. Tese (Doutorado em História da Educação) –Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2006.
FREITAS, Itamar. A pedagogia da história de Murilo Mendes (São Paulo, 1935). Sæculum - Revista de História, João Pessoa, n.11, p. 162-175, ago./ dez., 2004.
FREITAS, Itamar. Fundamentos teórico-metodológicos para o ensino da História (anos iniciais). Sergipe: Editora da Universidade Federal de Sergipe, 2010.
GARCIA, Tânia M. F. Braga. Os Livros Didáticos na sala de aula. In: GARCIA, T. M. F. Braga; SCHMIDT, M. A.; VALLS, R. (Org.). Didática, História e manuais escolares: contextos iberoamericanos. Ijuí: Ed. Unijuí, 2013. p. 69-102.
GARCIA, Tânia M. F. Braga. Esquemas de trabalho para o domínio dos conhecimentos: módulos instrucionais de Didática Geral para formar professores na década de 1980. In: CONGRESO IBEROAMERICANO DE HISTORIA DE LA EDUCACIÓN LATINOAMERICANA: contactos, cruces y luchas en la historia de la educación latino-americana, 8., 2007, Buenos Aires. Anais... Buenos Aires, 2007. p.1-23.
GARCIA, Tânia Maria Figueiredo Braga. Do “como ensinar” ao “como educar”: elementos do Código Disciplinar da Didática Geral no manual de João Toledo (1930). In: CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 8., 2010, São Luís, MA. Infância, Juventude e relações de gênero da história da educação. São Luís, MA: EDUFMA, 2010. v. 1. p. 1-16.
GIL, Carmem Zeli de Vargas; ALMEIDA, Dóris Bittencourt. A docência em História: reflexões e propostas de ações. Porto Alegre: Edelbra, 2012.
GUEREÑA, Jean-Louis; OSSENBACH, Gabriela; POZO, María del Mar del. Manuales escolares en España, Portugal y América Latina (siglos XIX y XX). Madrid: Universidad Nacional de Educación a Distancia, 2005.
GUIMARÃES, Marcella Lopes. Capítulos de História: o trabalho com fontes. São Paulo: Aymará Educação, 2012.
HEGETO, Léia de C; GARCIA, Tânia M. F. Braga. Relações entre currículos de formação de professores e a disciplina de Didática Geral: perspectivas de análise a partir de manuais didáticos In: COLÓQUIO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES, 10., COLÓQUIO LUSO BRASILEIRO DE CURRÍCULO, 6., 2012, Belo Horizonte, MG.
HORN, Geraldo Balduíno; GERMINARI, Geyso Dongley. O ensino de História e seu currículo: teoria e método. Petrópolis: Vozes, 2013.
NAGLE, Jorge. Educação e Sociedade na Primeira República. São Paulo: Edusp, 2009.
NEMI, Ana Lúcia Lana; ESCANHUELA, Diego Luiz; MARTINS, João Carlos. Ensino de História e experiências: o tempo vivido. São Paulo: FTD, 2010.
OLIVEIRA, Regina Soares de; ALMEIDA, Vanusia Lopes de Almeida; FONSECA, Vitória Azevedo. História. São Paulo: Blucher, 2012.
PINTO, Júlio Pimentel; TURAZZI, Maria Inez. Ensino de História: diálogos com a literatura e a fotografia. São Paulo: Moderna, 2012.
RODRIGUES JUNIOR, Osvaldo. Os manuais de Didática da História e a constituição de uma epistemología da Didática da História. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, 2010.
RODRIGUES JUNIOR, Osvaldo. Os manuais de Didática da História no Brasil (1997-2014): entre tensões e intenções. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, 2015.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora. História com pedagogia: a contribuição da obra de Jonathas Serrano na construção do código disciplinar da História no Brasil. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 24, n. 48, p. 189-219, 2004.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora. O aprender da História no Brasil: trajetórias e perspectivas. In: OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de; CAINELLI, Marlene Rosa; OLIVEIRA, Almir Félix Batista de. Ensino de História: múltiplos ensinos em múltiplos espaços. Natal: EDFURN, 2008. p. 10-19.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Os Parâmetros Curriculares e a formação do professor: algumas reflexões. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE HISTÓRIA, 3., 1999. p. 362-370. Disponivel em: <http://ojs.fe.unicamp.br/ged/FEH/article/view/5861>. Acesso em: 7 ago. 2015.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora. O método é a maravilha da escola e a delícia do professor. Os manuais didáticos e a construção da prática de ensino de História. In: GUEREÑA, Jean-Louis; OSSENBACH, Gabriela; POZO, María del Mar del. Manuales escolares en España, Portugal y América Latina (siglos XIX y XX). Madrid: Universidad Nacional de Educación a Distancia, 2005.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora. História do ensino de História no Brasil: uma proposta de periodização. Revista História da Educação – RHE, Porto Alegre, v. 16, n. 37, p. 73-91, Maio/ago. 2012.
SILVA, Vivian Batista da. Uma história das leituras para professores análise da produção e circulação de saberes especializados nos manuais pedagógicos (1930-1971) . Revista brasileira de história da educação, n. 6, p. 29-57, jul./dez. 2003.
SILVA, Vivian Batista da. Saberes em viagem nos manuais pedagógicos: construções da escola em Portugal e no Brasil (1870-1970). 2005. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo, 2005.
SOARES, Olavo Pereira. A atividade de ensino de História: processo de formação de professores e alunos. São Paulo: Junqueira & Marin, 2008.
SOBANSKI, Adriane de Quadros; BERTOLINI, João Luis da Silva; FRONZA, Marcelo; CHAVES, Edílson Aparecido. Ensinar e aprender História: histórias em quadrinhos e canções. Curitiba: Base Editorial, 2010.
URBAN, Ana Cláudia. Didática da História: percursos de um Código Disciplinar no Brasil e na Espanha. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2009.
VASCONCELLOS, José Antônio. Metodologia do ensino de história. Curitiba: Intersaberes, 2012.
VIDAL, Diana Gonçalves. O exercício disciplinado do olhar: livros, leituras e práticas de formação docente no Instituto de Educação do Distrito Federal (1932-1937). Bragança Paulista: EDUSF, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Antíteses adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es), que cedem à Revista Antíteses o direito de exclusividade de primeira publicação.
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/