Investigação sobre a transversalidade social, disciplinar e geográfica de um modelo de ensino-aprendizagem da história através de fontes objetuais e criação de museus de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2016v9n18p87

Palavras-chave:

Educação histórica, Modelo, Ensino através dos objetos, Museu de sala de aula, Transversalidade

Resumo

O artigo parte da problemática da percepção e compreensão histórica, indispensável para construir uma cidadania crítica, dos cidadãos do futuro (o aluno da educação primária), assim como dos futuros professores que vão ensinar os alunos no futuro (estudantes de licenciatura de educação primária). Apresenta-se dois modelos de ensino-aprendizagem de história implementados nos dois estudos de caso adaptados a idades e contextos geográficos distintos (caso 1: estudantes de magistério de uma universidade espanhola e no caso 2 alunos de educação primária portugueses). Apresenta-se os resultados dos modelos em ambos os contextos e destaca-se a transversalidade social, disciplinar e geográfica do modelo de ensino-aprendizagem proposto.

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Biografia do Autor

Glória Solé, Universidade do Minho

Doutora em Estudos da Criança pela Universidade do Minho. Professora Auxiliar da Universidade do Minho.

Nayra Llonch, Universitat de Lleida / Universitat de Barcelona

Investigadora do Grupo de investigação consolidado DHiGeCs (Didáctica de la História, la Geografía y otras ciencias sociales) de la Universitat de Barcelona. Profesora de la Universitat de Lleida.

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Publicado

31-01-2017

Como Citar

SOLÉ, G.; LLONCH, N. Investigação sobre a transversalidade social, disciplinar e geográfica de um modelo de ensino-aprendizagem da história através de fontes objetuais e criação de museus de aula. Antíteses, [S. l.], v. 9, n. 18, p. 87–117, 2017. DOI: 10.5433/1984-3356.2016v9n18p87. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/27513. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê