História e ensino de história das ditaduras no Brasil e na Argentina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2016v9n18p249

Palavras-chave:

Ditaduras, Ensino de história, Consciência histórica

Resumo

O artigo aborda as relações entre a história e o ensino de história na construção de memórias sobre as ditaduras civil-militares de Segurança Nacional no Brasil e na Argentina, destacando o seu potencial para o entendimento do presente e para a construção de perspectivas de futuro a partir dos estudos Reinhart Koselleck e Jörn Rüsen. Ambos os países passaram por experiências semelhantes em um mesmo espaço de tempo – as Ditaduras de Segurança Nacional, o terrorismo de Estado e a prática do desaparecimento –, e o modo como esse passado é assumido como política pública interfere diretamente nas relações que se estabelece com ele. Para entender esse processo, considerou-se a análise de leis educacionais, diretrizes curriculares e práticas educativas das três últimas décadas, de modo a observar as formas de enquadramento da memória e os traços que refletem da sociedade que a produz, da cultura que circula ao seu entorno e da que regula suas práticas de uso. Ao final, ressaltam-se as relações entre memória, ensino e consciência histórica na abordagem das ditaduras e nos diálogos que propõem com o contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Pirola Balestra, Universidade Federal da Integração Latino-americana

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Integração Latino-americana. Professora da Universidade Federal da Integração Latino-americana.

Referências

LAMÉZOLA, G. Historia enseñada e historia investigada: relaciones peligrosas. El tratamiento escolar de la última dictadura militar y la necesidad de una actualización académica en la formación de profesores. Revista PolHis, Buenos Aires, v.2, n. 8, p. 9-26, 2011.

AMÉZOLA, G.; CERRI, L. F. La historia del tiempo presente en las escuelas de Argentina y Brasil. Revista HISTEDBR, Campinas, n.32, p.4-16, 2008.

ARAUJO, M. P.; SILVA, I. P.; SANTOS, D. R. (Org.). Ditadura militar e democracia no Brasil: história, imagem e testemunho. Rio de Janeiro: Ponteio, 2013.

ARGENTINA. Congreso de la Nación Argentina. Ley n° 26.206, de 14 de diciembre de 2006. Ley de Educación Nacional. Buenos Aires, 2006.

ARGENTINA. Ministerio de Cultura y Educación -MCyE. Contenidos Básicos Comunes para la Educación General Básica. Buenos Aires, 1995.

BACCEGA, M. A.; MELLO, F. C. o diálogo entre o Memorial da Resistência do Estado de São Paulo e o campo escolar. Revista Comunicação & Educação, São Paulo, v. 19, n.2, p. 97-107, 2014.

BALESTRA, J. P. C. O peso do passado: currículos e narrativas no ensino de história das Ditaduras de Segurança Nacional em São Paulo e Buenos. 2015. 226f. Tese (Doutorado em Educação) - Campinas, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2015.

BAUER, C. S. A intervenção militar de hoje e de ontem. Revista Carta Maior, São Paulo, 16 de mar. 2015. Disponível em: http://cartamaior.com.br/?/Editoria/Direitos-Humanos/Aintervencao-militar-de-hoje-e-de-ontem/5/33066. Acesso em: 5 set. 2015.

BAUER, C. S. Um estudo comparativo das práticas de desaparecimento nas ditaduras civil-militares argentina e brasileira e a elaboração de políticas de memória em ambos os países. 2011. 446f. Tese (Doutorado em História) - Porto Alegre-Barcelona, Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Departament d’Història Contemporània da Universitat de Barcelona, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: História (3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental). Brasília, 1998.

CARNOVALE, V.; LARRAMENDY, A. Enseñar la Historia reciente en la escuela: problemas y aportes para su abordaje. In: SIEDE, I. (Coord.). Ciencias Sociales en la escuela. Criterios y propuestas para la enseñanza. Buenos Aires: Aique, 2010.

CARVALHO, A. Discutindo a ditadura militar em sala de aula: desafios e possibilidades. Palestra proferida ao Memorial da Resistência de São Paulo em 12 de abril de 2014. Disponível em: http://www.memorialda resistenciasp. org.br/memorial/ default.aspx?mn. Acesso em: 15 abr. 2015.

CASTEX, L. C. O conceito substantivo ditadura militar brasileira (1964 - 1984) na perspectiva de jovens brasileiros: um estudo de caso em escolas de Curitiba – PR. 2008. 184f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2008.

CERRI, L. F.; AMEZOLA, G. El estudio empírico de la conciencia histórica en jóvenes de Brasil, Argentina y Uruguay. Didáctica de las Ciencias Experimentales y Sociales, n 24, p. 3-23, 2010.

CIAMPI, H.; CABRINI, C. Ensino de história: histórias e vivências. In: CERRI, L. F. (org.). O ensino de história e a ditadura militar. 2. ed. Curitiba: Aos Quatro Ventos, 2003.

CONCEIÇÃO, J. P.; ZAMBONI, E. A educação pública e o ensino de História da América Latina no Brasil e na Argentina. Revista Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 8, n.2, p. 419-441, 2013.

DEVOTO, F; FAUSTO, B. Argentina-Brasil: 1850-2000. Buenos Aires: Sudamericana, 2008.

DUARTE, G. R.; CERRI, L. F. Politização e consciência histórica em jovens brasileiros, argentinos e uruguaios. Revista Diálogos (Online), Maringá, v. 16, supl. especial, p. 229-256, 2012.

DUSSEL, I. A 30 años del golpe: repensar las políticas de transmisión en la escuela. In: RÍOS, G. (Comp.). La cita secreta. Encuentros y desencuentros entre memoria y educación. Santa Fe: Ediciones Amsafe, 2006.

DUSSEL, I. Enseñar lo in-enseñable. Reflexiones a propósito del Museo del Holocausto de Estados Unidos. Cuadernos de Pedagogía, Rosario, n. 6, 2001.

DUSSEL, I.; FINOCCHIO, S.; GOJMAN, S. Haciendo memoria en el país de nunca más. Buenos Aires: Eudeba, 1997.

FINOCCHIO, S. Entradas educativas en los lugares de la memoria. In: FRANCO, M.; LEVÍN, F. (Comp.). Historia reciente. Perspectivas y desafíos para un campo en construcción. Buenos Aires: Paidós, 2007.

FLASTER, G. Entre memoria y olvido: representaciones sobre la dictadura 1976-1983 en los jóvenes ingresantes al CBC-UBA 2009-2010. 2010. Dissertação (Maestría en Metodología de la Investigación Científica) - Universidad Nacional de Lanús, Buenos Aires, 2010.

GONZALEZ, M. P. Historia y memoria del pasado reciente en la escuela: una mirada a la propuesta oficial. Revista Quinto Sol, v. 16, n. 2, p. 1-24, jul.-dic., 2012

GONZÁLEZ, M. P. La historia reciente en la escuela: Saberes y prácticas docentes en torno a la última dictadura. Los Polvorines: Universidad Nacional de General Sarmiento, 2004.

GONZALEZ, M. P. Saberes y prácticas docentes en historia: Usos y lecturas del nunca más. Revista Escuela de Historia, Salta, v. 10, n. 2, p. 225-246, 2011.

GRIMSON, A. (org.). Pasiones nacionales: política y cultura en Brasil y Argentina. Buenos Aires: Edhasa, 2007.

JASMIN, M. Apresentação. In: KOSELLECK, R. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto, Ed. PUC-Rio, 2006.

KOSELLECK, R. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto, Ed. PUC-Rio, 2006.

KOSELLECK, R. Los estratos del tiempo: estudios sobre la historia. Barcelona: Paidós, 2001.

KRIGER, M. La enseñanza de la historia reciente como herramienta clave de la educación política. Narrativas escolares y memorias sociales del pasado dictatorial argentino en las representaciones de jóvenes estudiantes de la Ciudad de Buenos Aires y conurbado (2010-2011). Persona y Sociedad, Santiago, v. 25, n.3, p. 29-52, 2011.

MARTINS, M. C. Currículo, cultura e ideologia na ditadura militar brasileira: demarcação do espaço de atuação do professor. In: CERRI, L. F. O ensino de história e a ditadura militar. 2. ed. Curitiba: Aos Quatro Ventos, 2003.

MARTINS, M. C. Reflexos reformistas: o ensino das humanidades na ditadura militar brasileira e as formas duvidosas de esquecer. Educar em Revista, Curitiba, n. 51, p. 37-50, jan./mar. 2014.

MENDES, R. A. S. Ditaduras civil-militares no Cone Sul e a Doutrina de Segurança Nacional - algumas considerações sobre a Historiografia. Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 5, n.10, p. 6-38, jul./dez. 2013.

MIRANDA, T. C. A. No labirinto das concepções e das práticas do ensino da história recente: a memória da resistência à ditadura militar no Brasil. 2006. 90f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2006.

O´DONNELL, G. Contrapuntos: Ensayos escogidos sobre autoritarismo y democratización. Buenos Aires: Paidós, 1997.

ORLANDI, E. O discurso da história para a escola. In: ORLANDI, E. A Linguagem e seu funcionamento. As formas do discurso. São Paulo: Brasiliense, 1983.

PEREYRA, A. La relación de los adolescentes con la historia reciente de Argentina: un estudio exploratorio de la conciencia histórica entre estudiantes de escuelas medias públicas de la Ciudad de Buenos Aires. 2007. 369f. Tese (Doctorado en Ciencias Sociales) - Buenos Aires, Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales, 2007

REIS, D. A. Ditadura no Brasil entre memória e história. In: MOTTA, R. P. Ditaduras militares: Brasil, Argentina, Chile e Uruguai. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2015.

ROCHA, H. Ditadura Militar (1964-1985) nas narrativas didáticas brasileiras. Revista Espacio, Tiempo y Educación, Salamanca, v. 2, n. 1, p. 97-120, 2015.

RÜSEN, J. Aprendizagem histórica: fundamentos e paradigmas. Curitiba: WA Editores, 2012.

RÜSEN, J. Como dar sentido ao passado: questões relevantes de meta-história. Revista História da Historiografia, Ouro Preto, n.2, p. 163-209, 2009.

RÜSEN, J. Cultura faz sentido: orientações entre o ontem e o amanhã. Petrópolis: Vozes, 2014.

RÜSEN, J. Didática da história: passado, presente e perspectivas a partir do caso alemão. In: SCHMIDT, M. A.; BARCA, I.; MARTINS, E. R. Jörn Rüsen e o ensino de história. Curitiba: Ed. UFPR, 2010.

SÁBATO, E. Prólogo. In: CONADEP. Nunca Más. Buenos Aires: EUDEBA, 1995.

SARLO, B. Tempo passado. Cultura da Memória e Guinada Subjetiva. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

Downloads

Publicado

31-01-2017

Como Citar

BALESTRA, Juliana Pirola. História e ensino de história das ditaduras no Brasil e na Argentina. Antíteses, [S. l.], v. 9, n. 18, p. 249–274, 2017. DOI: 10.5433/1984-3356.2016v9n18p249. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/26750. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê