O conceito da Ditadura: conceitos de estudantes chilenos educação para os media

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2016v9n18p45

Palavras-chave:

Ditadura, Didática da história, Concepções de estudantes, História recente, Ensino de história

Resumo

O golpe militar de 11 de setembro de 1973 começou uma sangrenta ditadura que iria manter Pinochet 17 anos no poder executivo do Estado chileno. Isto levou a uma série de investigações de diferentes pontos de vista, posições e idéias, buscando ajuda na criação de um cidadão "consciência histórica" que viveram na ditadura e que agora vivem em democracia. Neste aspecto, do mundo educacional, esta pesquisa tem um significado real porque conhecer as idéias de ditadura nos permitem conhecer a visão dos chamados filhos de democracia, aqueles que percebem os efeitos do processo histórico. Para os alunos de secundária chileno, o processo de ditadura foi caracterizado por violentos em consequência da repressão brutal por parte do regime militar aos protestos de vários tipos, mostrando que para eles Ditadura e Transição são parte do mesmo conjunto histórico, uma vez que o processo de transição referem a eventos e situações vividas no governo militar.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gabriela Alejandra Vásquez Leyton, Pontificia Universidad Católica de Valparaíso

Doutora em Pesquisa em Didática das Ciências Sociais pela Universidad de Valladolid. Professora da Pontifícia Universidad Católica de Valparaíso.

María Sánchez Agustí, Universidad de Valladolid

Doutora em Didática das Ciências Sociais pela Universidad de Valladolid. Professora da Universidad de Valladolid.

Referências

AREYUNA, Beatriz. Construcción del pasado, identidad y memoria en las narrativas escolares. una mirada a la enseñanza de la historia reciente en la post dictadura Chilena. Revista Praxis Revista de Psicología y Ciencias Humanas, Santiago, n. 15, p. 75-82, 2009.

BOBBIO, Norberto. Diccionario de Política. Buenos Aires: Editorial Siglo XXI, 1998.

CARRETERO, Mario; KRIGER, Miriam. ¿Forjar patriotas o educar cosmopolitas? El pasado y el presente de la historia escolar en un mundo global. In: CARRETERO, Mario; VOSS, James (Comp.). Aprender y pensar la historia. Buenos Aires: Editorial Amorrortu, 2004. p. 71-98.

CHILE. Ministerio de Educación (MINEDUC). Currículum de la Educación Media. Objetivos Fundamentales y Contenidos Mínimos Obligatorios. Santiago: Editorial MINEDUC, 2005.

CHILE. Ministerio de Educación (MINEDUC). Programa de Estudio Segundo Año Medio. Historia y Ciencias Sociales. Santiago: Editorial MINEDUC, 2004.

CHILE. Ministerio de Educación (MINEDUC). Propuesta ajuste curricular objetivos fundamentales y contenidos mínimos obligatorios: Historia, Geografía y Ciencias Sociales. Santiago: Editorial MINEDUC, 2009.

FLICK, Uwe. Introducción a la investigación cualitativa. Madrid: Ediciones Morata, 2004.

GAZMURI, Cristián. La Persistencia de la Memoria. Reflexiones de un civil sobre la Dictadura. Santiago: Editorial Ril, 2000.

GODOY, Oscar. Algunas Claves de la Transición política en Chile. Revista de Centro de Estudios Públicos, Santiago, n. 38, p.142-148, 1990.

KREBS, Ricardo. Nueva Historia de Chile: Desde los Orígenes Hasta Nuestros Días. 3. ed. Santiago: Editorial Zig-Zag, 1996.

LINZ, Juan. Del autoritarismo a la democracia. Revista Estudios Públicos, Santiago, n. 23, p. 5-58, 1986.

LINZ, Juan. Sistemas totalitarios y regímenes autoritarios. Madrid: Editorial Centro de Estudios Públicos y Constitucionales, 2009.

LINZ, Juan. Totalitarian and Authoritarian Regimes. In: GREENSTEIN, Fred; POLSBY, Nelson (Ed.). Handbook of Political Science. Macropolitic Theory. Rockville: Editorial Reading Mass, Addison-Wesley, 1975, v. 3, p. 53-65.

MANZI, Jorge et al. Memoria Colectiva del Golpe de Estado de 1973 en Chile. Revista Interamericana de Psicología, Austin, v. 38, n. 2, p. 153-169, 2004.

MAYOR ZARAGOZA, Federico. Ciudadanía democrática. Reinventar la democracia, la cultura de paz, la formación cívica y el pluralismo. Barcelona: Editorial Graó, 2002.

O’DONNELL, Guilhermo A. Contrapuntos: ensayos escogidos sobre autoritarismo y democratización. Espanha, Barcelona: Paidós, 1998.

PAGÈS, Joan. Los libros de texto de Ciencias Sociales, Geografía e Historia y el desarrollo de competencias ciudadanas. In: SEMINARIO INTERNACIONAL DE TEXTOS ESCOLARES DE HISTORIA Y CIENCIAS SOCIALES, 2009, Santiago. Anales… Santiago: Editorial MINEDUC, 2009. p. 24-56.

VIAL CORREA, Gonzalo. Salvador Allende: el fracaso de una ilusión. Santiago: Universidad Finis Terrae, 2005.

Publicado

31-01-2017

Como Citar

LEYTON, G. A. V.; AGUSTÍ, M. S. O conceito da Ditadura: conceitos de estudantes chilenos educação para os media. Antíteses, [S. l.], v. 9, n. 18, p. 45–66, 2017. DOI: 10.5433/1984-3356.2016v9n18p45. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/26371. Acesso em: 18 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê