Vol. 37: Cânone e escola: as diferenças e as revisões (jun. 2019)

					View Vol. 37: Cânone e escola: as diferenças e as revisões (jun. 2019)

As primeiras décadas do século XXI têm sido palco de inúmeros debates balizados por polarizações como democracia ou autoritarismo, proteção de fronteiras ou acolhimento a refugiados, preconceito ou respeito às diferenças. Após um final de século XX marcado por conquistas no campo social, assistimos, com perplexidade, a retrocessos nos campos cultural, especialmente no tocante à liberdade de criação artística e expressão, e político, ambos espaços de ação tanto da literatura quanto da educação. A constituição de um cânone literário é sempre uma arena política em que grupos disputam o poder de decisão do que é bom ou ruim em literatura, o que deve ou não ser lido. E essa disputa de poder passa pelo universo escolar. Por isso temos convicção de que o tema cânone e escola é uma possibilidade de debatermos sobre o papel da escola na formação do leitor em um movimento de emancipação e humanização. Para tanto, há a necessidade contínua de políticas públicas que sejam favoráveis ao entendimento da expressão humana como possibilidade de criação e (re)construção.

Published: 2019-12-16

Expediente e Apresentação

  • Expediente

    2
    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2019v37p2
  • Cânone e escola: disputas de poder

    5-8
    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2019v37p5

Artigos

  • Africanizing literacy to africanize the school curriculum

    Luiz Carlos Felipe, Mirian Hisae Yaegashi Zappone
    9-23
    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2019v37p8
  • Is there children’s theatre in PNBE?

    Joana d'Arc Batista Herkenhoff, Renata Junqueira de Souza
    24-40
    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2019v37p24
  • From mass culture best sellers to literary canon: didatic sequence as a possibility

    Luzimar Silva de Lima, Shirlei Marly Alves
    41-54
    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2019v37p41
  • Children’s literature in formal and no-formal educational contexts: the flight technique

    Teresa Mendes
    67-78
    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2019v37p67
  • Contemporary novels and the canon at school: visions and revisions

    Nelson Martinelli Filho
    55-66
    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2019v37p55
  • Reading of universal classics in the literacy cycle: learning through the dialogical literacy gathering

    Thais Aparecida Bento Reis, Vanessa Cristina Girotto
    79-93
    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2019v37p79
  • (Counter)canons in perspective: terminology and selection in literature and school

    Silmara Rodrigues, Luciane Alves Santos
    94-103
    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2019v37p94
  • The lord of the rings and the canon

    Desiree Bueno Tiburcio, Luiz Carlos Migliozzi Ferreira de Mello
    104-116
    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2019v37p104