Afroletrar o letramento para enegrecer o currículo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1678-2054.2019v37p8

Palavras-chave:

Letramento, Afroletramento, Letramento Literário, Afrocentrismo

Resumo

O conceito de letramento, tal como está concebido no currículo escolar, já não é suficiente para representar as singularidades de todos os sujeitos que participam do processo de ensino-aprendizagem, tampouco acompanhar a diversidade multicultural e as transformações tecnológicas com as quais esses indivíduos precisam se relacionar. Por isso, sob a perspectiva de uma proposta curricular que considere uma visão afrocentrada, apresentamos um breve estudo sobre o “afroletramento”. De início, traçamos uma revisão histórica do conceito de letramento constantes nas obras de Kleiman (1995), Soares (1998) e Rojo (2009), para em seguida analisarmos dois conceitos recentes, o “afrocentrismo” e o “afroletramento”, na perspectiva de Nogueira Júnior (2010) e Nascimento (2016). Essas abordagens teóricas são contextualizadas a partir das políticas públicas sociais dirigidas, em especial, à população negra no Brasil, bem como as proposições de bases legais na área da educação, criadas no decênio 1995-2005. E, finalmente, buscamos exemplificar um modo de inserção curricular de viés afrocentrada, a partir de textos não canônicos de escritoras negro-brasileiras como Cristiane Sobral e Conceição Evaristo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Carlos Felipe, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Mestrando na Universidade Estadual de Maringá (UEM), Especialista em Estudos Culturais na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Mirian Hisae Yaegashi Zappone, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Mestre em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Doutora em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Maringá.

Referências

ABREU, Márcia. Cultura letrada: literatura e leitura. São Paulo: Editora UNESP, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação: Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC, 2006.

COLOMBO, Renan. “A dificuldade de ensinar temas afro-brasileiros”. Gazeta do Povo (Curitiba), Educação, p. 11, 16 mar. 2010.

CUTI. [Luiz Silva]. Literatura negro-brasileira. São Paulo: Selo Negro, 2010.

DIJK, Teun A. van (org). Racismo e discurso na América Latina. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2012.

DUARTE, Eduardo de Assis. “O Bildungsroman afro-brasileiro de Conceição Evaristo”. Estudos Feministas (Florianópolis), v. 14, n.1, pp. 305-308, jan./abr. de 2006.

EVARISTO, Conceição. Ponciá Vicêncio. 2.ed. Belo Horizonte: Mazza, 2005.

KLEIMAN, Ângela B. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995.

NASCIMENTO, Elisabete. Afroletramento docente. Afrocentricidade. 26 out. 2010. Disponível em <http://alb.com.br/arquivo-morto/portal/5seminario/PDFs_autores/Elisabete_Nascimento.pdf>. Acesso 19 jul. 2016.

NASCIMENTO, Elisa Larkin (org.). Afrocentricidade: uma abordagem epistemológica inovadora. São Paulo: Selo Negro, 2009.

NOGUEIRA JÚNIOR, Renato. Afrocentricidade e educação: os princípios gerais para um currículo afrodescendente. África e Africanidades, n. 11, 2010. Disponível em <http://www.africaeafricanidades.com.br/documentos/01112010_02.pdf>. Acesso 19 jul. 2016.

ROJO, Roxane. Letramento(s) – práticas de letramentos em diferentes contextos. Roxane Roxo (org.). Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, 2009, pp. 95-127.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

SOBRAL, Cristiane. Não vou mais lavar os pratos. 3ª. ed. Brasília: Athalaia, 2016.

SUPLICY, Eduardo Matarazzo. “Mais liberdade ao cidadão”. Folha de S. Paulo (São Paulo), p. A3 , 25 jun. 2016.

WERNECK, Jurema. “Introdução”. Conceição Evaristo. Olhos d’água. Rio de Janeiro: Pallas, 2014, pp. 13-14.

Downloads

Publicado

16-12-2019

Como Citar

Felipe, Luiz Carlos, e Mirian Hisae Yaegashi Zappone. “Afroletrar O Letramento Para Enegrecer O currículo”. Terra Roxa E Outras Terras: Revista De Estudos Literários, vol. 37, dezembro de 2019, p. 9-23, doi:10.5433/1678-2054.2019v37p8.