v. 37 (2019): Cânone e escola: as diferenças e as revisões

					Visualizar v. 37 (2019): Cânone e escola: as diferenças e as revisões

Sonia Pascolati (UEL) e Maria Betanea Platzer (UNIARA), orgs.

As primeiras décadas do século XXI têm sido palco de inúmeros debates balizados por polarizações como democracia ou autoritarismo, proteção de fronteiras ou acolhimento a refugiados, preconceito ou respeito às diferenças. Após um final de século XX marcado por conquistas no campo social, assistimos, com perplexidade, a retrocessos nos campos cultural, especialmente no tocante à liberdade de criação artística e expressão, e político, ambos espaços de ação tanto da literatura quanto da educação. A constituição de um cânone literário é sempre uma arena política em que grupos disputam o poder de decisão do que é bom ou ruim em literatura, o que deve ou não ser lido. E essa disputa de poder passa pelo universo escolar. Por isso temos convicção de que o tema cânone e escola é uma possibilidade de debatermos sobre o papel da escola na formação do leitor em um movimento de emancipação e humanização. Para tanto, há a necessidade contínua de políticas públicas que sejam favoráveis ao entendimento da expressão humana como possibilidade de criação e (re)construção.

Publicado: 16-12-2019

Edição completa

Expediente e Apresentação

  • Expediente

    2
    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2019v37p2
  • Cânone e escola: disputas de poder

    5-8
    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2019v37p5

Artigos

  • Afroletrar o letramento para enegrecer o currículo

    Luiz Carlos Felipe, Mirian Hisae Yaegashi Zappone
    9-23
    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2019v37p8
  • Existe teatro infantil no PNBE?

    Joana d'Arc Batista Herkenhoff, Renata Junqueira de Souza
    24-40
    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2019v37p24
  • Dos best-sellers da cultura de massa ao cânone literário: sequência didática como possibilidade

    Luzimar Silva de Lima, Shirlei Marly Alves
    41-54
    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2019v37p41
  • Literatura infantil em contextos educativos formais e não formais: a técnica do voo

    Teresa Mendes
    67-78
    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2019v37p67
  • O romance contemporâneo e o cânone na escola: visões e revisões

    Nelson Martinelli Filho
    55-66
    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2019v37p55
  • Leitura de clássicos universais no ciclo da alfabetização: aprendizagem por meio da tertúlia literária dialógica

    Thais Aparecida Bento Reis, Vanessa Cristina Girotto
    79-93
    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2019v37p79
  • (Contra)Cânones em perspectiva: terminologia e seleção na literatura e na escola

    Silmara Rodrigues, Luciane Alves Santos
    94-103
    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2019v37p94
  • O senhor dos anéis e o cânone

    Desiree Bueno Tiburcio, Luiz Carlos Migliozzi Ferreira de Mello
    104-116
    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2019v37p104