Existe teatro infantil no PNBE?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1678-2054.2019v37p24

Palavras-chave:

Gênero Textual, Cânone, Teatro Infantil, Maria Clara Machado

Resumo

Este artigo reflete sobre a existência de um cânone para os anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º). Aborda a influência do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) na constituição do cânone e também as condições materiais necessárias para o conhecimento desse cânone pelos estudantes que, nessa fase, comportam-se como "leitores anárquicos" (Petucci, 1999); Pensa a tensão entre cânone (Reis, 1992) e diversidade, enfocando o papel da diversidade dos gêneros textuais prevista nos PCN no alargamento do cânone para esse grupo. Por fim, aborda a obra teatral de Maria Clara Machado, que tem se firmado como autora canônica do teatro infantil brasileiro. Conclui que diversos gêneros textuais estão presentes no PNBE, entretanto, de forma desigual, uma vez que predominam textos em prosa sobre textos em verso e que o teatro está entre os gêneros de menor aquisição, o que pode decorrer da pouca oferta desse gênero pelo mercado editorial no Brasil, mas também pode significar um desprestígio do gênero, decorrente do seu desconhecimento, atestado pela escassez de pesquisas a respeito da temática ou por ser este um gênero que extrapola o literário.

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Biografia do Autor

Joana d'Arc Batista Herkenhoff, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). É professora de Língua Portuguesa da Rede Municipal de Ensino de Serra (ES)

Renata Junqueira de Souza, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Mestre em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

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Publicado

16-12-2019

Como Citar

HERKENHOFF, J. d’Arc B.; SOUZA, R. J. de. Existe teatro infantil no PNBE?. Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literários, [S. l.], v. 37, p. 24–40, 2019. DOI: 10.5433/1678-2054.2019v37p24. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/terraroxa/article/view/34033. Acesso em: 25 abr. 2024.