Literatura infantil em contextos educativos formais e não formais: a técnica do voo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1678-2054.2019v37p67

Palavras-chave:

literatura infantil, contextos educativos formais e não formais, educação literária

Resumo

RESUMO: No presente artigo, discute-se a problemática da literatura infantil em contextos educativos formais e não formais relevando o papel do adulto-mediador na promoção da fruição estética e da compreensão leitora atendendo aos níveis de desenvolvimento da leitura e às experiências vivenciais do potencial recetor infantil. Preconiza-se a liberdade de seleção dos livros que o adulto considera mais adequados para abordar com as crianças, apesar dos constrangimentos legais que se lhe colocam no que diz respeito às diretrizes ministeriais plasmadas nos documentos programáticos e nas orientações curriculares para a sua prática educativa e pedagógica. Procura-se assim demonstrar que o agente educativo não deve apenas cingir-se à abordagem didática de obras obrigatórias nos referenciais que regem a sua prática letiva, mas pode e deve ir mais além, convocando textos e autores que se lhe afigurem relevantes para incutir o prazer da leitura e potenciar a educação literária dos mais novos, de modo a que se tornem, gradativamente, leitores competentes e críticos, capazes de extrair significados plurais das obras que lhe são preferencialmente dirigidas ou de que eles se apropriam por via da relação afetiva com o ato de ler.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Teresa Mendes, Instituto Politécnico de Portalegre - Portugal

Doutora em Estudos Literários - Universidade de Lisboa. Professora adjunta no Instituto Politécnico de Portalegre - Portugal.

Referências

AZEVEDO, F. . Literatura infantil e educação literária. A. Balça & M. Pires. Literatura Infantil e Juvenil: Formação de Leitores. Carnaxide: Santillana, 2013.

BUESCU, H. et al. Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Básico. Lisboa: Ministério da Educação e Ciência, 2015.

CERVERA, J. Teoria de la Literatura Infantil. Bilbao: Mensajero, 1991.

MENDES, T. Vozes e Silêncio: a Poética do (Des)encontro na Literatura para Jovens. Lisboa: Bubok, 2015.

MERGULHÃO, T. Literatura Infantil e a técnica do voo. PROFFORMA, n. 03, 2011. Disponível em: <http://www.cefopna.edu.pt/revista/revista_03/pdf_03/es_04_03_v2.pdf>

MORAIS, J. A Arte de Ler – Psicologia cognitiva da leitura. Lisboa: Cosmos, 1997.

PENNAC, D. Como um Romance. 11. ed. Porto: Asa, 1999.

REDES, L. A educação literária nos novos programas de Português do ensino básico. Disponível em <https://www.app.pt/6589/a-educacao-literaria-nos-novos-programas-de-portugues-do-ensino-basico/>. Acesso em: 14 de maio de 2018.

SILVA, I. (coord.). Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar. Lisboa: Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação, 2016.

SILVA, S. Das palavras às ilustrações: uma leitura de O Nabo Gigante e de João e o Feijoeiro Mágico. Disponível em <http://www.casadaleitura.org>. Acesso em: 21 de maio de 2018.

SIM-SIM, I. A formação para o ensino da leitura. Disponível em <http://www.casadaleitura.org>. Acesso em: 29 de maio de 2018.

VELOSO, R. A leitura Literária. Disponível em <http://www.casadaleitura.org>. Acesso em: 10 de maio de 2018.

VYGOTSKY, L. A Imaginação e a Arte na Infância. Lisboa: Relógio D’Água, 2009.

Downloads

Publicado

16-12-2019

Como Citar

MENDES, T. Literatura infantil em contextos educativos formais e não formais: a técnica do voo. Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literários, [S. l.], v. 37, p. 67–78, 2019. DOI: 10.5433/1678-2054.2019v37p67. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/terraroxa/article/view/33820. Acesso em: 29 mar. 2024.