Afroletrar o letramento para enegrecer o currículo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/1678-2054.2019v37p8

Palabras clave:

Letramento, Afroletramento, Letramento Literário, Afrocentrismo

Resumen

O conceito de letramento, tal como está concebido no currículo escolar, já não é suficiente para representar as singularidades de todos os sujeitos que participam do processo de ensino-aprendizagem, tampouco acompanhar a diversidade multicultural e as transformações tecnológicas com as quais esses indivíduos precisam se relacionar. Por isso, sob a perspectiva de uma proposta curricular que considere uma visão afrocentrada, apresentamos um breve estudo sobre o “afroletramento”. De início, traçamos uma revisão histórica do conceito de letramento constantes nas obras de Kleiman (1995), Soares (1998) e Rojo (2009), para em seguida analisarmos dois conceitos recentes, o “afrocentrismo” e o “afroletramento”, na perspectiva de Nogueira Júnior (2010) e Nascimento (2016). Essas abordagens teóricas são contextualizadas a partir das políticas públicas sociais dirigidas, em especial, à população negra no Brasil, bem como as proposições de bases legais na área da educação, criadas no decênio 1995-2005. E, finalmente, buscamos exemplificar um modo de inserção curricular de viés afrocentrada, a partir de textos não canônicos de escritoras negro-brasileiras como Cristiane Sobral e Conceição Evaristo. 

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Biografía del autor/a

Luiz Carlos Felipe, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Mestrando na Universidade Estadual de Maringá (UEM), Especialista em Estudos Culturais na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Mirian Hisae Yaegashi Zappone, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Mestre em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Doutora em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Maringá.

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Publicado

16-12-2019

Cómo citar

Felipe, Luiz Carlos, y Mirian Hisae Yaegashi Zappone. «Afroletrar O Letramento Para Enegrecer O currículo». Terra Roxa E Outras Terras: Revista De Estudos Literários, vol. 37, diciembre de 2019, pp. 9-23, doi:10.5433/1678-2054.2019v37p8.