Desempenho e qualidade de ovos de poedeiras leves submetidas à diferentes densidades populacionais
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n2p831Palavras-chave:
Ganho de peso, Produção, Uniformidade.Resumo
O objetivo foi avaliar diferentes densidades populacionais nas fases de cria, recria sobre a produção de poedeiras leves comerciais (linhagem Hy-line W-36). O experimento foi dividido em três fases: cria (0 a duas semanas), recria (três a 15 semanas) e produção (18 a 42 semanas de idade). Em ambas as fases foi utilizado o delineamento inteiramente casualizado. Na fase de cria foram utilizadas 3250 pintainhas, de um dia de idade que foram distribuídas em cinco tratamentos 63,57; 66,38; 69,44; 72,80 e 76,50 cm²/ave com dez repetições cada. Para a fase de recria foram selecionadas 750 aves provenientes dos tratamentos utilizados na fase de cria, e redistribuídas em cinco tratamentos (237,57; 265,52; 300,92; 347,22 e 410,35 cm²/ave) com dez repetições por tratamento. Na fase de produção as aves foram alojadas com a mesma densidade para isso foram utilizadas 455 poedeiras advindas de cada tratamento utilizadas nas fases de cria e recria e foram distribuídas em cinco tratamentos com a mesma densidade de 430,76 cm²/ave que corresponde a 13 aves/gaiola com seis repetições. As variáveis analisadas para as fases de cria e recria foram: peso médio, ganho de peso e uniformidade e na fase de produção as variáveis foram: idade e peso do ovo a primeira postura e a idade aos 50% de produção, peso do ovo, peso do albúmen, gema e casca, massa do ovo, diâmetro e índice de gema, altura de gema e albúmen, porcentagens de casca, albúmen e gema, espessura da casca, unidade Haugh e gravidade específica. Os dados experimentais foram submetidos à análise de variância, e em caso de diferença, as médias foram analisadas utilizando testes de regressão polinomial. Na fase de cria é possível criar as aves na densidade de 63,57cm2/ave ou 71 aves/gaiola sem comprometer o desempenho das aves. Para a fase de recria recomenda-se uma densidade de 410,35 cm²/ave que corresponde a 11 aves/gaiola. Na fase de produção, recomenda-se as aves provenientes da densidade 265,52 cm²/ave que corresponde a 18 aves/gaiola.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.