Coeficiente de digestibilidade e valores de aminoácidos digestíveis verdadeiros de diferentes cultivares de milho para aves
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n2p1091Palavras-chave:
Alimentação forçada, Digestibilidade verdadeira, Galos cecectomizados.Resumo
Os coeficientes de digestibilidade e o conteúdo de aminoácidos digestíveis verdadeiros de oito cultivares de milho foram determinados utilizando-se o método de alimentação forçada com galos adultos cecectomizados. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, representados por oito cultivares, cinco repetições e um galo por unidade experimental. Foram mantidos cinco galos em jejum para as correções correspondentes às perdas metabólicas e endógenas de aminoácidos. Foi observada diferença significativa (P<0,05) entre os cultivares de milho para os coeficientes de digestibilidade verdadeira dos aminoácidos metionina, treonina, arginina, cistina e serina. Os coeficientes de digestibilidade verdadeira dos aminoácidos essenciais metionina, treonina e arginina variaram de 85,61 a 93,57%, 66,27 a 84,97% e 83,39 a 93,10%, respectivamente. Para os demais aminoácidos essenciais, os valores médios foram: 72,84% para lisina, 85,64% para metionina+cistina, 87,29% para histidina, 85,33% para valina, 87,11% para isoleucina, 94,04% para leucina e 90,65% para fenilalanina. Os coeficientes de digestibilidade verdadeira dos aminoácidos não essenciais cistina e serina, que apresentaram diferença significativa, variaram de 73,97 a 89,21% e 77,31 a 92,68%, respectivamente. Para os demais aminoácidos não essenciais, os valores médios foram: 88,28% para alanina, 82,68% para o ácido aspártico, 92,19% para o ácido glutâmico e 87,84% para tirosina. Em função das variações observadas, análises periódicas dos cultivares de milho utilizados para a formulação das rações são recomendadas, a fim de que a qualidade das rações seja mantida garantindo o desempenho dos animais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.