Modelos matemáticos para descrever curvas de crescimento de poedeiras leves
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n3p1327Palavras-chave:
Avicultura, Desempenho, Gompertz.Resumo
Esta pesquisa teve por objetivo comparar modelos matemáticos para descrever curva de crescimento de poedeiras leves em diferentes densidades populacional, por meio de equações de modelos de crescimento. Para o ajuste dos modelos foram utilizadas 4000 poedeiras leves em crescimento. O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado nas densidades populacional de 71, 68, 65, 62 e 59 aves por gaiola na fase de cria e de 19, 17, 15, 13 e 11 aves por gaiola na fase de recria, com dez repetições cada. Semanalmente, as aves foram pesadas para determinação do peso corporal médio e o ganho de peso. Para estimar o crescimento das aves foram utilizados os modelos de Gompertz e Logistic. A análise dos dados foi realizada pelo procedimento PROC NLMIXED do programa computacional estatístico SAS®, para estimar os parâmetros da equação por se tratar de modelos mistos. O quadrático médio do erro, o coeficiente de determinação e o critério de informação de Akaike foram utilizados na avaliação da qualidade do ajuste dos modelos. Os modelos estudados atingiram a convergência para a descrição do crescimento das aves nas diferentes densidades estudadas, adequados para estimar o crescimento corporal das aves com alto grau de confiabilidade. Os modelos estimaram o crescimento de poedeiras leves, alojadas em diferentes densidades populacional, em que o modelo de Gompertz apresentou melhores ajustes em comparação ao Logistic.Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Semina: Ciências Agrárias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.