Cromo e selênio leveduras para suínos castrados em terminação: efeitos sobre o desempenho e características de carcaça
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n6p3851Palavras-chave:
Aditivo, Minerais orgânicos, Longissimus dorsi, Ganho de peso.Resumo
Avaliou-se o efeito da suplementação de cromo (Cr) e selênio (Se) orgânico na dieta de suínos de 70 a 130 kg de peso vivo sobre o desempenho e características de carcaça. Foram utilizados 300 suínos machos castrados, distribuídos em um delineamento em blocos casualizados com três tratamentos e cinco repetições de 20 animais. Os tratamentos consistiram em diferentes dietas, formuladas conforme as exigências nutricionais estabelecidas por Rostagno et al. (2011), como segue: 1) controle - dieta basal sem inclusão de Cr e Se orgânicos de 70 a 130 kg de peso vivo; 2) CrSe70 - dieta basal com inclusão de 0,8 mg kg-1 de Cr e 0,6 mg kg-1 de Se leveduras de 70 a 130 kg de peso vivo; 3) CrSe100 - dieta basal sem inclusão de Cr e Se orgânicos de 70 a 100 kg de peso vivo, seguida de dieta basal com inclusão de 0,8 mg kg-1 de Cr e 0,6 mg kg1 de Se leveduras de 100 a 130 kg de peso vivo. O desempenho foi avaliado por meio dos parâmetros peso vivo, ganho de peso diário, consumo de ração diário e conversão alimentar. Ao final do período experimental, todos os animais foram abatidos para determinação da percentagem de carne magra, profundidade do músculo longissimus dorsi, espessura de toucinho e índice de bonificação das carcaças por meio de equações de predição geradas com auxílio de sonda eletrônica e software Hennessy System GP4 para tipificação de carcaças suínas. Os dados foram submetidos à análise de variância e, em caso de diferença significativa (P ? 0,05), as médias foram comparadas pelo teste SNK. Observou se redução (P = 0,008) no consumo de ração e melhora (P = 0,004) na conversão alimentar dos suínos suplementados com Cr e Se leveduras entre 70 e 100 kg de peso vivo. De modo contrário, a suplementação de Cr e Se leveduras de 100 a 130 kg de peso vivo aumentou (P = 0,032) o consumo de ração dos animais. Em relação às características de carcaça, maior (P = 0,019) profundidade do músculo longissimus dorsi foi observada independente do período de suplementação. Conclui-se que a suplementação de Cr e Se leveduras em suínos machos castrados de 70 a 130 kg de peso vivo aumenta a profundidade do músculo longissimus dorsi sem alterar o peso vivo final e o ganho de peso diário dos animais.Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Semina: Ciências Agrárias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.