Valor nutritivo de variedades de cana-de-açúcar em função da adubação nitrogenada na região pré-Amazônica do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n4p2091Palavras-chave:
Digestibilidade in vitro, Nutrição animal, Saccharum officinarum.Resumo
Este estudo avaliou o valor nutritivo de variedades de cana-de-açúcar em função da adubação nitrogenada. As variedades estudadas foram RB 863129, RB 867515 e RB 92579, e as doses nitrogenadas 0, 60, 80, 120 e 140 kg N ha-1. O experimento foi dividido em duas etapas: i) Ano I - Cana-planta: avaliou-se a produtividade e qualidade nutricional de três variedades de cana-de-açúcar; ii) Anos II e III: avaliou-se a influência da adubação nitrogenada na qualidade nutricional da primeira e segunda soca das mesmas variedades. Na cana-planta foram determinados o teor de Brix e a relação FDN/Brix. Para a cana-planta, a produtividade (t ha-1) e os teores de MS e PB, foram superiores (P < 0.05) para a variedade RB 863129. Não houve diferença (P < 0,05) entre as variedades para os teores de FDN e FDA e para a DIVMS. Na primeira e segunda soqueira houve diferença (P < 0,05) entre variedades e doses de adubação para os parâmetros avaliados, com exceção do teor de MS e digestibilidade in vitro, que foram influenciados (P < 0,05) pelas variedades, doses de N e anos de corte. A variedade RB 92579 apresentou nas duas soqueiras a melhor produtividade (131 t ha-1 de colmos), aliada aos melhores parâmetros nutricionais (FDA 26%, FDN 41%, PB 2,4% e DIVMS 69,4%). A produtividade da cana-de-açúcar, assim com a sua qualidade nutricional, pode ser influenciada pelo manejo da adubação nitrogenada, ano de corte e pela variedade.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.