Cromo e selênio leveduras para suínos castrados em terminação: efeitos sobre o desempenho e características de carcaça
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n6p3851Palavras-chave:
Aditivo, Minerais orgânicos, Longissimus dorsi, Ganho de peso.Resumo
Avaliou-se o efeito da suplementação de cromo (Cr) e selênio (Se) orgânico na dieta de suínos de 70 a 130 kg de peso vivo sobre o desempenho e características de carcaça. Foram utilizados 300 suínos machos castrados, distribuídos em um delineamento em blocos casualizados com três tratamentos e cinco repetições de 20 animais. Os tratamentos consistiram em diferentes dietas, formuladas conforme as exigências nutricionais estabelecidas por Rostagno et al. (2011), como segue: 1) controle - dieta basal sem inclusão de Cr e Se orgânicos de 70 a 130 kg de peso vivo; 2) CrSe70 - dieta basal com inclusão de 0,8 mg kg-1 de Cr e 0,6 mg kg-1 de Se leveduras de 70 a 130 kg de peso vivo; 3) CrSe100 - dieta basal sem inclusão de Cr e Se orgânicos de 70 a 100 kg de peso vivo, seguida de dieta basal com inclusão de 0,8 mg kg-1 de Cr e 0,6 mg kg1 de Se leveduras de 100 a 130 kg de peso vivo. O desempenho foi avaliado por meio dos parâmetros peso vivo, ganho de peso diário, consumo de ração diário e conversão alimentar. Ao final do período experimental, todos os animais foram abatidos para determinação da percentagem de carne magra, profundidade do músculo longissimus dorsi, espessura de toucinho e índice de bonificação das carcaças por meio de equações de predição geradas com auxílio de sonda eletrônica e software Hennessy System GP4 para tipificação de carcaças suínas. Os dados foram submetidos à análise de variância e, em caso de diferença significativa (P ? 0,05), as médias foram comparadas pelo teste SNK. Observou se redução (P = 0,008) no consumo de ração e melhora (P = 0,004) na conversão alimentar dos suínos suplementados com Cr e Se leveduras entre 70 e 100 kg de peso vivo. De modo contrário, a suplementação de Cr e Se leveduras de 100 a 130 kg de peso vivo aumentou (P = 0,032) o consumo de ração dos animais. Em relação às características de carcaça, maior (P = 0,019) profundidade do músculo longissimus dorsi foi observada independente do período de suplementação. Conclui-se que a suplementação de Cr e Se leveduras em suínos machos castrados de 70 a 130 kg de peso vivo aumenta a profundidade do músculo longissimus dorsi sem alterar o peso vivo final e o ganho de peso diário dos animais.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.