Massa de forragem, composição química e índice de clorofila foliar do capim-braquiária e matéria orgânica no solo sob doses crescentes de nitrogênio

Autores

  • Igor Alexandre de Souza Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Karina Guimarães Ribeiro Universidade Federal de Viçosa
  • Wellington Willian Rocha Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Saulo Alberto do Carmo Araújo Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Odilon Gomes Pereira Universidade Federal de Viçosa
  • Paulo Roberto Cecon Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n3p1505

Palavras-chave:

Altura, Brachiaria decumbens, Fibra em detergente neutro, Proteína bruta.

Resumo

Objetivaram-se avaliar a massa de forragem, a altura de plantas, a composição química e o índice de clorofila do capim-braquiária (Brachiaria decumbens cv. Basilisk), assim como, o teor de matéria orgânica (MO) no solo sob níveis crescentes de nitrogênio. O experimento foi conduzido na Fazenda Rio Manso, unidade experimental da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri/UFVJM, na cidade de Couto de Magalhães de Minas, em Minas Gerais. Para avaliação da planta, utilizou-se o esquema de parcelas subdivididas no delineamento em blocos casualizados, com quatro repetições. Nas parcelas distribuíram-se as doses de nitrogênio (0; 25; 50; 75; 100 kg ha-1 de N) e nas subparcelas os cortes efetuados nas plantas. Para a avaliação da matéria orgânica do solo, utilizou-se o esquema de parcelas subsubdivididas, com as doses de nitrogênio (0; 25; 50; 75 e 100 kg ha-1 por corte) nas parcelas, profundidade de coleta (0-10 e 10-20 cm) nas subparcelas e os três momentos de amostragem (antes do início do experimento, ao final do 1º ano agrícola e ao final do 2º ano agrícola) nas subsubparcelas, no delineamento em blocos casualisados, com quatro repetições. Com base nos resultados obtidos, conclui-se que a aplicação de nitrogênio aumenta linearmente a massa de forragem, a altura de plantas e o teor de proteína bruta do capim-braquiária, os quais apresentam correlação positiva com o índice de clorofila. Ao final de dois anos agrícolas, o teor de matéria orgânica no solo decresce, o que pode ser atribuído ao manejo aplicado, de corte e remoção do material cortado.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Igor Alexandre de Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Zootecnista doutorando pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Itapetinga, BA, Brasil.

Karina Guimarães Ribeiro, Universidade Federal de Viçosa

Profa., Departamento de Zootecnia, Universidade Federal de Viçosa, UFV, Viçosa, MG, Brasil.

Wellington Willian Rocha, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Prof., Departamento de Agronomia, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, UFVJM, Diamantina, MG, Brasil.

Saulo Alberto do Carmo Araújo, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Prof., Departamento de Zootecnia Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, UFVJM, Diamantina, MG, Brasil.

Odilon Gomes Pereira, Universidade Federal de Viçosa

Prof., Departamento de Zootecnia, Universidade Federal de Viçosa, UFV, Viçosa, MG, Brasil.

Paulo Roberto Cecon, Universidade Federal de Viçosa

Prof., Departamento de Informática, UFV, Viçosa, MG, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-06-22

Como Citar

Souza, I. A. de, Ribeiro, K. G., Rocha, W. W., Araújo, S. A. do C., Pereira, O. G., & Cecon, P. R. (2016). Massa de forragem, composição química e índice de clorofila foliar do capim-braquiária e matéria orgânica no solo sob doses crescentes de nitrogênio. Semina: Ciências Agrárias, 37(3), 1505–1514. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n3p1505

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>