Influência da vernalização de semente na produção, crescimento e desenvolvimento de plantas de lisianthus
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n6p2325Palavras-chave:
Eustoma grandiflorum, Vernalização de sementes e flores.Resumo
A indução e controle do florescimento é fator limitante na produção comercial de flores de corte em lisianthus e ocorre pela exposição das sementes a baixas temperaturas, evento fisiológico denominado vernalização, o qual induz a diferenciação das gemas vegetativas em reprodutivas, contribuindo para uma floração uniforme e de qualidade. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar a influência da vernalização de sementes de três variedades de lisianthus (Excalibur, Echo e Mariachi), por 12, 24, 36 e 48 dias, a temperaturas 5, 10 e 15 ° C, na produção e qualidade das hastes florais e disponibilizar esta tecnologia ao sistema produtivo. Ao longo do cultivo observou-se que quanto menor a temperatura e maior o período de vernalização, menor foi o ciclo e maior foi o número de plantas induzidas ao florescimento, para as três cultivares, características importantes no contexto da produção de flores em escala comercial. As sementes submetidas à vernalização originaram plantas que produziram hastes florais dentro dos padrões exigidos pelo mercado, mostrando que a vernalização foi eficiente no sentido de indução das plantas ao florescimento sem afetar a qualidade das hastes florais. Para o cultivo de plantas de lisianthus como flor de corte de qualidade recomenda-se vernalizar as sementes das cultivares Mariachi e Echo por 24 dias a 5 °C e da Excalibur por 36 dias a 5 °C.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.