Morfofisiologia e valor nutritivo do capim-braquiária em sistema silvipastoril com diferentes arranjos espaciais
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n3p1487Palavras-chave:
Brachiaria decumbens, Espaçamento, Eucalipto, Interceptação luminosa, Pastagem, Sombreamento.Resumo
Objetivou-se com este trabalho avaliar o efeito dos arranjos espaciais no valor nutritivo, produtividade e estrutura do sub-bosque de capim-braquiária em sistema silvipastoril com diferentes tempos de rebrotação (35, 42, 49, 56 e 63). O delineamento foi em blocos casualizados com três repetições em esquema fatorial com parcelas subdivididas 2 × 2 × 5, onde avaliaram-se dois arranjos espaciais [linhas duplas 9 × (2 × 2m) e linha simples (9 × 2m)] e dois locais de amostragem (no centro da entrelinha e sob a copa das árvores) na parcela e cinco tempos de rebrotação (35, 42, 49, 56 e 63 dias) nas subparcelas. Utilizou-se sistema silvipastoril implantado em junho de 2008, em área de pastagem degradada com predominância de Brachiaria decumbens. O pasto foi uniformizado a 15 cm do nível do solo por meio de pastejo. Foram avaliadas a produção de massa seca, relação lâmina colmo, interceptação luminosa e índice de área foliar. Além destas avaliaram-se também as características de valor nutritivo teor de matéria seca, fibra em detergente neutro e ácido, proteína bruta e lignina. Foi realizado o monitoramento da radiação fotossinteticamente utilizando o ceptômetro. O uso de arranjos com linhas simples ou duplas não influenciou o índice de área foliar, a interceptação luminosa e a produção de massa seca. A relação lâmina:colmo foi influenciada pelo local de amostragem somente no arranjo duplo. Os teores de fibra em detergente neutro foram substancialmente maiores no arranjo duplo. Portanto, o uso de linhas duplas de eucalipto implica em redução na quantidade de radiação incidente no sub-bosque, mas não implica em redução da produtividade do pasto em relação ao arranjo simples. Estes resultados indicam que o uso de arranjos duplos pode permitir a colheita de maior quantidade de árvores sem prejudicar a produtividade do pasto.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Semina: Ciências Agrárias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.