Comportamento ingestivo e balanço dos compostos nitrogenados de novilhas em pastos de Urochloa brizantha cv. Marandu diferidos e adubados com nitrogênio
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n4p2221Palavras-chave:
Adubação nitrogenada, Diferimento, Tempo de pastejo, Ureia, Urina.Resumo
Objetivou-se com este estudo avaliar o efeito de diferentes doses de nitrogênio em pastos de Urochloa brizantha cv. Marandu diferidos, e suas implicações sobre o comportamento ingestivo e o balanço de compostos nitrogenados de novilhas Nelore. Utilizou-se o delineamento inteiramente ao acaso, com quatro tratamentos (doses de nitrogênio) e quatro repetições (número de piquetes adubados). Foram utilizadas 16 novilhas da raça Nelore, com média de oito meses de idade e com peso corporal inicial de 178,69 ± 26,67 kg, sendo quatro novilhas por tratamentos. Os resultados foram avaliados por meio de análise de variância e regressão a 5% de probabilidade. As atividades comportamentais dos animais não se alteraram (P > 0,05) com o uso das diferentes doses de nitrogênio nos pastos com tempos médios de 576,25 minutos (10h:00min) em pastejo, 509,84 minutos (8h:50min) em ruminação, 315,16 minutos (5h:25min) em ócio e 39 minutos alimentando no cocho. Para o nitrogênio ingerido, nitrogênio digerido e o nitrogênio retido (g/dia) e o nitrogênio digerido (% do N ingerido), houve efeito linear crescente (P < 0,05) em função das doses de nitrogênio. Para o nitrogênio ureico na urina, houve efeito linear crescente (P < 0,05) com incremento de 0,335 mg/dL para cada 1 kg de N aplicado. Para o nitrogênio ureico no plasma não houve efeito (P > 0,05) das doses de nitrogênio, com média de 15,79 mg/dL. As atividades comportamentais das novilhas não são afetadas pelas doses de nitrogênio em pastos de Urochloa brizantha cv. Marandu diferidos. O nitrogênio ingerido, nitrogênio retido (g/dia), o nitrogênio digerido (g/dia) e (% do N ingerido), a concentração de nitrogênio ureico na urina, e as excreções de ureia e de nitrogênio ureico na urina são influenciados pela quantidade crescente de proteína bruta na forragem oriundas da adução nitrogenada, nas condições de realização desta pesquisa.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.