Projeto preliminar de uma derriçadora de café
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n5p2933Palavras-chave:
Metodologia de projeto, Cafeicultura de montanha, Projeto de máquinas.Resumo
Projetar uma máquina agrícola é altamente complexo devido às interações entre o operador, a máquina e o meio ambiente. A cafeicultura de montanha é um setor que requer investimentos para o desenvolvimento de máquinas agrícolas, a fim de melhorar os processos de colheita e pós-colheita e suprir a escassez de trabalhadores no campo. O objetivo deste estudo foi desenvolver um projeto preliminar para o protótipo virtual de uma colhedora de frutos de café. Para isso foi aplicado e adaptada uma metodologia de projeto, para o desenvolvimento das etapas de: Planejamento do Projeto, Projeto Informacional, Projeto Conceitual e Projeto Preliminar. A construção de uma matriz de morfológica possibilitou listar diferentes mecanismos com funções específicas. A união entre os mecanismos resultou em variantes que foram julgadas para atribuir pontuações para cada um dos critérios selecionados. Entre todas as variantes propostas, duas foram selecionadas, pois atingiram pontuações mais elevadas, permitindo a preparação do projeto preliminar de ambas as variantes. O arquétipo foi dividido em chassi, tendo seus braços articulados hidraulicamente e o sistema de derriça, composto pelos mecanismos de vibração e o mecanismo de derriça com a inovação que foi proposta com hastes paralelas entre si fixadas em uma chapa plana e retangular. Na etapa foi identificada comprimento máximo de 4,7 m (mínimo 3,3 m) e uma altura total de 2,15 m no funcionamento da derriçadora em relação ao ponto de acoplamento do trator.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.